A sucessão na Prefeitura de Tomé-Açu, no noroeste paraense, virou motivo de confusão. O prefeito eleito, Carlos Vinícios de Melo Vieira, não foi diplomado porque o registro de candidatura da vice-prefeita foi indeferido pelo juiz da comarca de Concórdia do Pará, Lauro Alexandrino dos Santos.
Neste caso, o presidente da Câmara de Vereadores deveria assumir, interinamente, o executivo municipal, mas os vereadores não entraram em um acordo. A Câmara tem dez vereadores, cinco da oposição e cinco da situação. A votação para presidente terminou empatada.
Com o empate, o mais votado nas eleições municipais deveria assumir o cargo, mas uma mudança no regimento interno da Câmara, ocorrida no dia 29 de dezembro, determina que o escolhido deve ser o vereador de maior idade. Mas a base aliada do prefeito não aceitou.
Na noite de sexta-feira (2), os vereadores da oposição se reuniram na Câmara e elegeram como presidente o vereador José Alírio da Costa Tavares, que assumiu interinamente a Prefeitura. Os advogados do prefeito eleito já recorreram da decisão e aguardam uma definição do Tribunal Regional Eleitoral, em Belém.



