• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

No primeiro dia de fiscalização da faixa exclusiva de ônibus instalada na Rua XV de Novembro, 39 motoristas foram multados nesta segunda-feira (7). Agentes ficaram no local das 7 às 21 horas, e devem permanecer no local nesta terça-feira (8). A multa pela infração, considerada leve, é de R$ 53,20 e rende três pontos na carteira. A fiscalização presencial vai permanecer no local até que sejam instalados radares pela extensão da via.

A faixa exclusiva passou a existir há cerca de um mês se estende pela Rua XV de Novembro, entre a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua João Negrão. Apesar da previsão de que a fiscalização seja feita por radares, isso não significa que agentes também não possam multar os motoristas infratores, segundo a prefeitura.

Exceções

Fora o tráfego de ônibus, no trecho exclusivo será permitido apenas o acesso de veículos de moradores nas regiões próximas a garagens de casas e prédios localizados no lado direito da Rua XV de Novembro. Os táxis poderão entrar na faixa exclusiva para levar ou pegar passageiros, mas não poderão estacionar nessa faixa – devendo adentrar as guias rebaixadas existentes e permanecer apenas o tempo necessário para o embarque e desembarque de passageiros.

Para as conversões à direita de veículos, foram criados espaços de 20 metros, localizados um pouco antes dos cruzamentos, com uma linha pontilhada separando as faixas, ao invés dos tachões. Os motoristas e motociclistas poderão passar para a faixa exclusiva apenas nestes trechos – respeitando o fluxo dos ônibus, que têm a preferência –, para depois fazer a conversão à direita.

A faixa exclusiva beneficia, segundo a prefeitura, 53,5 mil passageiros transportados ao dia por 12 linhas do transporte coletivo que utilizam a Rua XV de Novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]