• Carregando...
Médica veterinária inicia cirurgia para castrar cachorro: prefeitura quer chegar a 15 mil esterilizações por ano. | Cesar Brustolin/SMCS
Médica veterinária inicia cirurgia para castrar cachorro: prefeitura quer chegar a 15 mil esterilizações por ano.| Foto: Cesar Brustolin/SMCS

A prefeitura de Curitiba começou nesta terça-feira (31) a Operação Castramóvel para tentar zerar a fila de castração de cachorros e gatos.

O objetivo é esterilizar cerca de 100 animais em 70 dias. As cirurgias estão sendo feitas na unidade móvel adquirida pelo município ano passado, que está estacionada no Hospital Veterinário da Universidade Federal (UFPR), no câmpus Juvevê.

Sem vagas em zoológicos, IAP permite adoção de animais silvestres

Leia a matéria completa

A primeira etapa da operação é com animais da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), um dos bairros com maior demanda por castração. Os donos já haviam agendado os horários das cirurgias. O planejamento é de que aproximadamente cinco animais – entre cães e gatos – sejam castrados por dia na operação.

“Além de dar início ao uso do castramóvel do município, com essa campanha pretendemos diminuir a fila de animais cadastrados, e ao mesmo tempo, dimensionar as condições de uso do veículo que recebemos”, explica a superintendente de Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Marilza do Carmo Oliveira Dias.

O primeiro contrato de prestação de serviço entre a prefeitura de Curitiba e uma clínica veterinária em um convênio que iniciou a esterilização gratuita de cães e gatos nas administrações regionais por meio de ‘castramóveis’ foi assinado em maio do ano passado, ainda na gestão de Gustavo Fruet (PDT).

Cadastro

No momento a prefeitura não está fazendo o cadastro de novos animais para serem esterilizados. O município está fechando licitação para contratar clínicas veterinárias em todas as regionais de Curitiba para reabrir o cadastro. Além das clínicas, a prefeitura pretende também licitar a contratação de outras duas unidades móveis de castração.

A SMMA afirma que o cadastro será reaberto em breve, mas não há data. A expectativa é de que, com a estrutura completa, 15 mil animais sejam esterilizados por ano em Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]