São Paulo O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse no programa semanal de rádio "Café com o Presidente que a construção de ferrovias será retomada.
"O povo brasileiro pode ficar tranqüilo. Os nossos companheiros ferroviários que imaginavam que tinham acabado as ferrovias podem ficar felizes. Os nossos produtores podem ficar felizes porque a ferrovia voltou a ser uma realidade no Brasil.
"Vamos retomar as ferrovias e não vamos parar mais porque nós queremos interligar o Brasil de norte a sul, de leste a oeste, com ferrovias para que a gente possa baratear o escoamento da nossa rica produção, disse ele no programa de rádio.
O presidente citou uma série de ferrovias que serão inauguradas, como a Norte-Sul, iniciada em 1987 na gestão de José Sarney. "De 1987 a 2003, foram construídos 215 quilômetros. Em outubro, vamos inaugurar 150 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul. Vamos fazer subconcessão para a iniciativa privada, fazer o trecho de Araguaína a Palmas, sendo mais 350 quilômetros.
À tarde, Lula participou, no Palácio do Planalto, da comemoração do Dia Mundial do meio Ambiente.
Durante a cerimônia, a ministra Marina Silva um elogio à "elite" do país.
"A desgraça de um país não é a sua elite, é não tê-la", disse a ministra, para então elogiar os empresários brasileiros.



