• Carregando...
Desde o início de julho, foram presos quatro integrantes de duas quadrilhas que disputam o tráfico no CIC | Felippe Aníbal/ Gazeta do Povo
Desde o início de julho, foram presos quatro integrantes de duas quadrilhas que disputam o tráfico no CIC| Foto: Felippe Aníbal/ Gazeta do Povo
  • Com Dias, a polícia encontrou uma espingarda calibre 12, uma pistola, munições, drogas e um colete balístico

Um homem apontado como o responsável por cinco homicídios registrados no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC) foi preso na madrugada desta quinta-feira (12). Segundo investigações da Delegacia de Homicídios (DH), ele é um dos principais traficantes de uma das facções criminosas que disputa o domínio do tráfico de drogas na região.

Érique Felipe Dias, de 20 anos, localizado em um barraco em uma área rural entre Curitiba e Campo Largo, na região metropolitana. No local, foram encontradas 74 pedras de crack e um colete à prova de balas. O suspeito detido estava armado com uma espingarda calibre 12 e uma pistola calibre ponto 40.

"No instante em que ele foi preso, ele empunhava a espingarda, mas foi detido antes que pudesse disparar", disse a delegada Camila Cecconello.

Segundo informações da DH, os cinco assassinatos pelos quais Dias é responsabilizado têm relação com essa disputa. A delegada apontou que o barraco onde ele foi encontrado funcionava como um pequeno ponto eram distribuídos entorpecentes para pequenos traficantes.

A espingarda calibre 12 que o rapaz portava teria sido repassada a ele por Carlos Augusto Veras, 21, preso no fim de junho. De acordo com a polícia, Veras era o principal fornecedor de armas à quadrilha.

Dias foi encaminhado para o Centro de Triagem II, em Piraquara, onde está à disposição da Justiça.

"Guerra do tráfico"

A Delegacia de Homicídios informou que, desde julho, Dias foi a quarta pessoa presa suspeita de envolvimento com a disputa pelo domínio do tráfico no CIC. Além dele e de Veras, que seriam integrantes da mesma quadrilha, outros dois homens foram presos. Eles são Jéferson Majewski, 19, e Jean Perterson da Costa Farias, 22, que, segundo a polícia, pertencem a uma facção rival, que disputa o tráfico naquele bairro.

De acordo com a delegada titular da DH, Vanessa Alice, os quatro presos são responsáveis por 15 homicídios ocorridos no CIC nos últimos dois meses. A disputa na região teria sido iniciada em maio, depois da prisão de Éder Conde, conhecido como o "Fernandinho Beira-Mar de Curitiba" e apontado como cabeça da principal quadrilha de tráfico da capital paranaense.

De acordo com a Polícia Federal (PF), Conde seria o responsável por distribuir 100 quilos de cocaína a cada três meses no estado. Com a prisão dele, grupos menores teriam começado a brigar pelo comando do tráfico. Nesta disputa, destacam-se duas facções, segundo a polícia.

Mandados de prisão

Além das quatro prisões, a Justiça expediu o mandado de prisão de cinco pessoas, acusadas de integrar uma das quadrilhas que atuam na CIC. Dentre os procurados estão Marcos Aurélio dos Santos, o "Tio Má", e Lucas Vinícius Oliveira Pereira, o "Baianinho". Eles são apontados como os cabeças da facção a que Dias e Veras pertenciam. "Com a ampliação das investigações, Santos e o ‘Baianinho’ saíram de cena. Com isso, Dias havia se tornado o principal articulador da quadrilha", disse Vanessa.

Também foram expedidos os mandados de prisão contra Diandro Claudio Melanski, que é apontado como o chefe da quadrilha rival, Rodrigo de Oliveira e Adilson Mendes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]