• Carregando...
Ministra Cristiane Britto, titular da pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
Ministra Cristiane Britto, titular da pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos| Foto: MMFDH / Hilton Silva

As ações do Maio Amarelo resultaram na prisão de 623 pessoas suspeitas de praticar crimes relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes. A Operação Parador 27 ocorreu entre 2 e 18 de maio em todo o país. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) na noite desta segunda-feira (6).

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

A operação foi desencadeada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com a pasta dos Direitos Humanos e com as forças policiais, tais como as Polícias Civil e Militar de vários estados, Polícia Rodoviária Federal (PRF), e ainda o apoio dos Conselhos Tutelares.

De acordo com o MMFDH, 233 crianças e adolescentes foram resgatados de situações de exploração sexual durante os 17 dias de operação. As forças policiais apuraram 1,1 denúncias que chegaram ao Disque 100 e abordaram 173 mil pessoas. Ao todo, 18,7 mil policiais desenvolveram ações em 2,9 mil municípios brasileiros.

A pasta dos Direitos Humanos esclarece que “exploração sexual é quando uma pessoa alicia outra a práticas sexuais com o objetivo de ganho financeiro do agressor, mesmo que ele não se relacione sexualmente com a vítima. Abusar sexualmente de crianças e adolescentes em troca de benefícios financeiros para a família da pessoa agredida, mesmo com o consentimento dos pais, é crime de exploração sexual”.

Para denunciar esse crime ou outras formas de violações dos direitos humanos, basta ligar para o Disque 100, ou baixar o aplicativo Direitos Humanos Brasil, ou ainda informar a situação por meio do WhatsApp (61 - 99656-5008).

“A repressão a esse tipo de crime é uma forma de falarmos que direitos humanos e segurança podem e devem caminhar juntos. Nós sabemos que muitas crianças estão vulneráveis em nosso país, principalmente na pandemia, pois elas estavam fora das escolas e os educadores são nossos grandes aliados nas denúncias de violações”, afirmou a ministra Cristiane Britto, titular do MMFDH.

Para ter outras informações sobre como denunciar, sinais de como identificar o abuso, legislação e outros dados, acesse a página da campanha Maio Amarelo, ação de conscientização e combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes do governo federal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]