• Carregando...

Mesmo com as chuvas de ontem e a previsão de novas pancadas para hoje, a estimativa do Instituto Meteorológico Simepar é de um outono com estiagem no estado do Paraná. A estação que começou anteontem, às 15h26, terá diminuição da umidade, o que resultará em chuvas mais fracas, irregulares e estiagem. Principalmente no início da estação haverá grande variabilidade da temperatura. "É aquela sensação de que o tempo está maluco, manhãs frias, logo depois esquenta, no fim da tarde volta a esfriar", explica o meteorologista Marcelo Brauer.

Como já houve seca no verão, a previsão para o outono é de estiagem e o inverno é costumeirmente seco no estado, a agricultura poderá sofrer. "Estamos quantificando o que perdemos e o que poderemos perder", diz a coordenadora da Divisão de Estatística do Departamento de Economia Rural da Secretaria do Estado de Agricultura e Abastecimento, Gilka Andretta.

Segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a captação e abastecimento de água e os níveis dos reservatórios de água do estado têm alguns problemas pontuais, como na região metropolitana de Curitiba, no Sudoeste e nas cidades que ficam no trecho entre Londrina e Maringá. "Uma estiagem mais prolongada pode trazer problemas nestes pontos", declara o diretor de operações da Sanepar, Wilson Barion. (TC)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]