• Carregando...
Neve registrada em São José dos Ausentes (RS) nesta segunda | Felix Zucco/Agência RBS/Folhapress
Neve registrada em São José dos Ausentes (RS) nesta segunda| Foto: Felix Zucco/Agência RBS/Folhapress

Região de Pato Branco registra chuva congelada nesta segunda-feira

Várias cidades do PR, inclusive Curitiba e a RMC, devem registrar o fenômeno nesta segunda-feira (22). A chuva congelada parece com neve, mas é transparente e ocorre quando as gotas de chuva congelam depois de cair. No estado, pode nevar nas cidades mais próximas da divisa com Santa Catarina e em municípios de regiões altas, como General Carneiro e Palmas, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar.

A chuva e as temperaturas baixas vão continuar por todo o dia. Não houve ocorrência de neve no Paraná durante a madrugada de domingo (21) para segunda.

Leia a matéria completa

  • Neve em São José dos Ausentes (RS) começou quando os termômetros marcavam - 0,5ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
  • Neve no RS nesta madrugada desta segunda. Imagem foi feita em São José dos Ausentes
  • Turistas curtem a neve em Urupema (SC) nesta segunda-feira
  • Termômetros marcaram 0ºC na cidade catarinense de Urupema nesta segunda

Os primeiros flocos de neve do inverno de 2013 foram registrados na madrugada desta segunda-feira (22) cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. No primeiro estado, registros confirmados ocorreram em São Joaquim, no Planalto Sul e em Chapecó, no Oeste. Já no segundo, o registro informado ocorreu em São José dos Ausentes, no Nordeste.

Veja fotos da neve em SC e no RS

Em São Joaquim, o fenômeno durou cerca de 10 minutos na madrugada e nas primeiras horas da manhã, com acúmulo gerando alegria para os milhares de turistas que se deslocaram para a região para testemunhar a precipitação. A previsão é de que ele venha a se repetir com mais intensidade no decorrer do dia em outras cidades das regiões mais altas do estado.

O primeiro registro de neve em SC foi feito às 4h30 em São Joaquim. Meia hora mais tarde, surpreendentemente, os operadores meteorológicos do aeroporto de Chapecó relataram a ocorrência de neve na cidade no momento em que a temperatura era de 3ºC. É raríssimo ocorrer neve em Chapecó. Pinhalzinho e São Miguel do Oeste, na mesma região, também tiveram registros de neve.

No Rio Grande do Sul, a neve em São José dos Ausentes começou quando os termômetros marcavam - 0,5ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Por volta das 4h30min, pequenos flocos de neve. Mais tarde, por volta das 5h, a neve se acentuou, caindo com mais intensidade.

A neve também caiu em outros municípios gaúchos, como Cambará do Sul, Bom Jesus e Lagoa Vermelha enquanto a geada cobriu os campos em Cruz Alta, Bagé, Pelotas, Santa Maria, Encruzilhada do Sul, Santana do Livramento e São Luiz Gonzaga. Segundo o 8º Distrito de Meteorologia, a temperatura mínima foi de dois graus negativos em Cambará do Sul.

O frio intenso está sendo provocado por uma fortíssima onda de frio que chegou no Brasil entre a noite de domingo (21) e madrugada de segunda-feira. Até por volta das 6 horas da manhã, grande parte do Rio Grande do Sul, o Centro-Oeste e o Sul de Santa Catarina e do Paraná registraram temperaturas abaixo de 5ºC.

O frio intenso, combinado com a persistência da umidade elevada é a combinação necessária para favorecer a queda de neve ao longo do dia em áreas de planalto, serras de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e do Paraná. Conforme meteorologistas da Climatempo, não estão descartadas as possibilidades de queda de neve na região de Curitiba. A última vez que caiu neve na cidade paranaense foi em 1975.

Neve em SC e no RS

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]