Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Campo Largo

Prisão de ex-vereador renova a esperança de pessoas enganadas

Atualizado em 19/05/2006 às 19h48

A prisão do ex-vereador Cláudio Thadeu Cyz, de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, renovou a esperança de várias pessoas em receber de volta o dinheiro "aplicado". Pelo menos 4 mil campolarguenses já registraram queixas contra Cyz alegando que foram roubados. Mas os números devem ser bem maiores do que se imagina. Só nos últimos dois dias, mais de 40 pessoas já procuraram a Delegacia de Campo Largo.

De acordo com o ParanáTV desta sexta-feira, o desfalque dado pelo ex-vereador atingiu diretamente a economia do município que tem cerca de 105 mil habitantes, segundo dados do IBGE. O movimento das lojas caiu 30% e os setores da construção civil e automóveis foram os mais atingidos.

Cyz e a mulher, Adeliz Suzuki, foram presos pela manhã, em São Paulo, quando chegavam de um vôo da Europa e foram levados para a sede da PF, onde permanecerão à disposição da Justiça. Cyz estava desaparecido há quase dois meses.

Desfalque

Em meados de março, o vereador desapareceu de Campo Largo e foi acusado por várias pessoas de dar um desfalque de quase R$ 200 milhões. Durante alguns anos o político pegava dinheiro de eleitores e dizia investir na bolsa de valores.

Hoje acredita-se que o valor que Cyz se apropriou gire em torno dos R$ 80 milhões. Os investimentos, porém, segundo as investigações, não aconteciam e o dinheiro aplicado era usado para efetuar o pagamento dos supostos lucros de outros depositantes. Com a prática, o político garantia o votos dos "clientes" nas eleições.

Para tentar receber o dinheiro de volta é preciso entrar com processo no Fórum Cível.

Confira o caso de algumas pessoas enganadas pelo ex-vereador

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.