Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tráfego aéreo

Procon quer isenção para quem cancelar passagem

Rio – Quem tenta embarcar neste fim de ano não enfrenta apenas o caos nos aeroportos, mas um problema anterior, que torna a situação ainda mais difícil: a falta de informação. Atrasos de vôos são, em geral, comunicados pouco antes do horário de embarque, obrigando os passageiros a irem ao aeroporto para, apenas lá, se darem conta de que terão de esperar horas ou de que seu vôo foi cancelado. Ontem, o Procon encaminhou às companhias aéreas pedido para que reembolsem os passageiros que, para evitar a situação, desistam de viajar, com isenção das taxas cobradas regularmente para cancelar bilhetes.

O órgão chegou a entrar com um pedido de liminar na Justiça Federal para que a Anac e as empresas fossem obrigadas a prestar continuamente assistência aos consumidores à espera de vôos, mas a juíza de plantão, Vanessa Vieira de Mello, indeferiu o pedido. A liminar, que faz parte de uma ação civil pública movida pelo Procon e prevê indenização por danos materiais e morais aos passageiros prejudicados pelo apagão aéreo desde 27 de outubro, será apreciada após 8 de janeiro.

O800

Nos sites e telefones 0-800 das companhias aéreas e Infraero, testados pela reportagem ontem, há muita informação desencontrada. Um exemplo: no telefone da Gol, uma gravação remetia os consumidores para o site da empresa – para quem não tem internet em casa, o jeito é recorrer aos telefones da Infraero nos aeroportos. No site, a Gol informava, às 18h26, que o vôo 1804, de São Paulo para Brasília, sairia no horário previsto: 18h40. Mas no painel do Aeroporto de Congonhas, o vôo aparecia como "a confirmar" e não trazia, ainda, informações sobre o portão de embarque ou o horário que o vôo realmente sairia. Já no site da Infraero o vôo simplesmente não aparecia.

As dicas para quem vai viajar é procurar reduzir a bagagem e fazer o check-in um dia antes, pela internet ou nos postos das agências fora dos aeroportos. Antes de sair de casa, vale ainda checar as informações sobre atrasos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.