A blindagem arquitetônica é outra realidade em Curitiba. A porta costuma ser a principal parte de uma residência a ser blindada e pode ser instalada na entrada ou em qualquer cômodo. O preço fica a partir de R$ 4 mil. A procura pelo serviço tem crescido cerca de 20% todos os anos na empresa Vault, que atua nesse setor.
Além de aguentar qualquer armamento de mão, as portas blindadas podem disparar um alarme ao sentirem pressão maior que 35 quilos. Outra novidade é que elas podem ter acoplada uma microcâmera, como se fosse um olho mágico. Quem chega pode ser observado de dentro da residência por meio de uma telinha de LCD instalada atrás da porta.
Quarto do pânico
Bem mais elaborado que a porta blindada, o quarto do pânico é um espaço inteiramente protegido até as instalações elétricas e hidráulicas são reforçadas. O cômodo tem acesso externo independente do restante do imóvel e banheiro. É como uma célula blindada que recebe equipamentos necessários para manter um número de pessoas por um determinado período. O custo gira em torno de R$ 100 mil.



