• Carregando...
Professores e funcionários de escolas da região Oeste exigem melhores condições de trabalho e o chamamento dos aprovados em concursos | Christian Rizzi / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Professores e funcionários de escolas da região Oeste exigem melhores condições de trabalho e o chamamento dos aprovados em concursos| Foto: Christian Rizzi / Agência de Notícias Gazeta do Povo

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) cobra do governo estadual a posse imediata dos aprovados no último concurso para vagas no quadro estadual da Educação. Em passeata na manhã desta terça-feira (25) pelas principais ruas do centro de Foz do Iguaçu, no Oeste, cerca de 250 servidores lotados em nove municípios da região protestaram contra a sobrecarga de trabalho e a falta de uma política de reposição que ajude a diminuir a defasagem de funcionários, que chega a oito mil no Paraná.

Segundo o sindicato, os cargos mais afetados são os de agente educacional encarregados de serviços gerais e de atividades administrativas. Segundo Tanea Maria de Jesus, presidente regional da APP, as tarefas são acumuladas pelos funcionários que ficam nas escolas e chegam a causar problemas de saúde em função da sobrecarga de trabalho.

Em 1996, a Educação abrigava 28 mil funcionários. Quase 15 anos depois, são pouco mais de 23 mil. O sindicato argumenta que nesse tempo não houve contratação e o chamamento feito no final do ano foi insuficiente.

Ações

No início do mês, um protesto semelhante aconteceu em Curitiba. A direção estadual do sindicato negocia com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) aumento salarial, implantação da carga de 40 horas semanais, chamamento dos aprovados em concurso, abertura de novas vagas, pagamento de adicional por insalubridade e respeito ao plano de carreira.

Por e-mail, a Seed informou que nos últimos três anos foram chamados cerca de 5 mil funcionários para cargos de serviços gerais. Também está prevista a contratação de 800 funcionários, por meio de Processo Simplificado de Seleção, agendado para junho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]