• Carregando...

Os professores da rede estadual foram recebidos no fim da tarde desta segunda-feira pelo governo do Paraná para tratar das reivindicações da categoria. No encontro, o poder público entregou novas propostas à categoria.

Segundo o diretor do Sindicato dos Professores do Paraná (APP-Sindicato), Hermes Silva Leão, um dos pontos que mudou foi o cronograma do pagamento das promoções pendentes de professores e funcionários da educação.

Inicialmente o pagamento seria parcelado de maio até fevereiro. "Agora o governo propôs quitar a dívida em três parcelas, nos meses de junho, agosto e novembro", afirma Leão. Segundo ele, o governo também se comprometeu a reestruturar o sistema de saúde dos servidores públicos.

Outra reivindicação referente às horas-atividades, o governo já havia apresentado proposta na semana passada. Seria fixado um pagamento para compensação financeira pelo tempo de hora-extra não realizado pelos professores. A categoria cobra 33% de hora-atividade e hoje são 30%. O pagamento seria realizado de agosto a dezembro, com o compromisso da ampliação do tempo de hora-atividade a partir do início do próximo ano letivo.

Greve

Os professores estão em greve desde a última quarta-feira (23). O fim ou a continuidade do movimento só serão definidos em Assembleia Geral que será realizada nesta terça-feira, às 15h30, na Expo Unimed Curitiba, no Campo Comprido.

Escolas fechadas

Segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seed), 11,31% das escolas estaduais paralisaram totalmente as atividades nesta segunda-feira. Cerca de 20% dos colégios funcionaram normalmente, enquanto 68% das unidades da rede estadual tiveram atendimento parcial. Já o Sindicato dos Professores do Paraná (APP-Sindicato), estima que 80% das 2.149 escolas estaduais aderiram à greve.

Manifestação

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) organiza a partir das 9 horas desta terça a Marcha da Educação, ato integrado à Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que acontece em todo o país. Em Curitiba, o evento começa na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, e deve reunir cerca de 20 mil professores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

De acordo com a APP-sindicato, o trajeto do ato desta terça será: Praça Santos Andrade, ruas João Negrão, Marechal Deodoro (trecho) e Avenida Marechal Floriano (trecho). A categoria seguirá para a Praça Tiradentes e depois a Avenida Cândido de Abreu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]