• Carregando...

Representantes dos professores da rede estadual e do governo do Paraná se reuniram nesta terça-feira (16) para debater o reajuste salarial da categoria e outras reivindicações. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), houve avanços no entendimento entre as partes e, no momento, não estavam previstas novas paralisações, como a que aconteceu em todo estado nesta terça.

Os professores fizeram passeata no Centro de Curitiba na manhã desta terça-feira (16) para reivindicar o reajuste salarial. Cerca de 5 mil pessoas participaram da passeata, segundo a APP-Sindicato. Por causa do movimento, o trânsito ficou complicado na região das avenidas Marechal Deodoro e Marechal Floriano Peixoto.

Segundo a presidente da APP, Marlei Fernandes de Carvalho, o governo aceitou discutir uma proposta melhor do que aquela apresentada anteriormente: 5% de reajuste. Dessa forma, foi criado um grupo de trabalho para debater e estudar a questão salarial.

Os professores pedem reajuste de 25,97% e a reposição da inflação do último ano (cerca de 4,3%). Esse índice representa a equiparação salarial com outros servidores do estado que têm curso superior.

A categoria irá se reunir no próximo dia 27 para avaliar o movimento e decidir se vão ocorrer novas mobilizações.

Nomeações

Marlei disse ainda que o governo estadual se comprometeu a nomear em, no máximo, 15 dias 3,2 mil funcionários para as escolas do estado (entre professores e outros servidores). Esses colaboradores já foram aprovados em concurso público e nos exames médicos e aguardam a nomeação.

Já a Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que 2.259 professores serão nomeados. A Seed afirmou ainda – por meio da Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do estado – que na quarta-feira (17) será aberto o processo seletivo simplificado (PSS) para que sejam contratados auxiliares de serviços gerais para trabalhar nas escolas estaduais. O governo do estado afirmou também que todos os servidores irão receber reajuste de 5% em maio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]