Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
TEVÊ

Programa da ÓTV vai incentivar leitores mirins

Jornal da Galera vai apresentar todos os dias ao público infantil as notícias veiculadas diariamente pela Gazeta do Povo

Estreia amanhã o mais novo programa da ÓTV, canal de tevê a cabo do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), o primeiro voltado inteiramente às crianças. No ar todos os dias a partir das 9h10 da manhã, o Jornal da Galera é uma apresentação das notícias do jornal às crianças, com comentários que as aproximam dos mais variados temas abordados pelo jornalismo. O programa terá até 15 minutos de duração e será apresentado pela jornalista Adriana Czelusniak, repórter do Núcleo de Educação da Gazeta do Povo.

Iniciativa inédita, o programa pretende estimular a leitura e despertar o interesse das crianças pelo jornal, mostrando o quanto o veículo de comunicação pode contribuir para a vida escolar das crianças e também para sua própria formação, segundo Eduardo Boschetti, diretor-executivo da unidade TV. "Queremos no dia a dia estimular, dentro do ambiente familiar, um diálogo maior sobre assuntos relevantes. Nosso sonho é que os temas debatidos na Gazeta do Povo possam ser assunto das famílias no horário do almoço e do jantar e que acabem estimulando uma conversa sobre notícias interessantes", afirma.

Em meio a uma farta programação oferecida ao público infantil pelos canais a cabo durante a manhã, a estratégia do Jornal da Galera é oferecer conteú­do que vá além do entretenimento. Introduzindo as crianças no mundo do jornal de forma leve, facilitando o contato e a interpretação das notícias, o programa é uma aposta da emissora. "Um bom conteúdo sempre vai ser atraente. Temos grande admiração e acreditamos na força e relevância do conteúdo do jornal, então ele é a nossa maior estratégia para que o programa seja interessante para as crianças", diz Boschetti.

A Gazeta do Povo mantém um forte trabalho de formação de leitores com o projeto Ler e Pensar, vencedor de inúmeros prêmios, entre eles o Prêmio Mundial de Jovens Leitores, na categoria Newspaper in Education, promovido pela Associação Mundial de Jornais (WAN), lembra a jornalista Ana Amelia Filizola, diretora da unidade de jornais da Gazeta do Povo. "Nossa proximidade com as crianças é histórica. Agora damos mais um passo com a certeza de que informar é uma das estratégias mais preciosas para a educação", comenta.

Por ser um programa experimental, não há um modelo pronto e o formato está aberto a possíveis adaptações ao longo das gravações, de acordo com João Belmonte, gerente-geral da ÓTV. Por isso, o programa estreia com uma apresentadora, mas pode ter modificações futuras com a inclusão de matérias próprias e até a presença de crianças na bancada. "Temos esse ineditismo de um programa que pretende provocar a leitura do jornal pelas crianças, que é o maior diferencial do projeto. Estamos buscando uma linguagem e uma forma mais lúdica de leitura e se conseguirmos fazer com que as crianças brinquem com o jornal, leiam para os irmãos, comentem com a família, enfim, se conseguirmos trazer o jornal para o mundo da criança vai ser espetacular", conta Belmonte.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.