• Carregando...

113 mil alunos de 53 cidades do Paraná já foram beneficiados ao longo de 14 anos pelo projeto Ler e Pensar. Programa de incentivo à leitura e cidadania nas escolas do Paraná, ele tem o intuito de integrar educação e mídia impressa, para desenvolver nos alunos e professores o conhecimento de mundo e compreensão sobre o que está sendo lido.

Estreia amanhã o mais novo programa da ÓTV, canal de tevê a cabo do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), o primeiro voltado inteiramente às crianças. No ar todos os dias a partir das 9h10 da manhã, o Jornal da Galera é uma apresentação das notícias do jornal às crianças, com comentários que as aproximam dos mais variados temas abordados pelo jornalismo. O programa terá até 15 minutos de duração e será apresentado pela jornalista Adriana Czelusniak, repórter do Núcleo de Educação da Gazeta do Povo.

Iniciativa inédita, o programa pretende estimular a leitura e despertar o interesse das crianças pelo jornal, mostrando o quanto o veículo de comunicação pode contribuir para a vida escolar das crianças e também para sua própria formação, segundo Eduardo Boschetti, diretor-executivo da unidade TV. "Queremos no dia a dia estimular, dentro do ambiente familiar, um diálogo maior sobre assuntos relevantes. Nosso sonho é que os temas debatidos na Gazeta do Povo possam ser assunto das famílias no horário do almoço e do jantar e que acabem estimulando uma conversa sobre notícias interessantes", afirma.

Em meio a uma farta programação oferecida ao público infantil pelos canais a cabo durante a manhã, a estratégia do Jornal da Galera é oferecer conteú­do que vá além do entretenimento. Introduzindo as crianças no mundo do jornal de forma leve, facilitando o contato e a interpretação das notícias, o programa é uma aposta da emissora. "Um bom conteúdo sempre vai ser atraente. Temos grande admiração e acreditamos na força e relevância do conteúdo do jornal, então ele é a nossa maior estratégia para que o programa seja interessante para as crianças", diz Boschetti.

A Gazeta do Povo mantém um forte trabalho de formação de leitores com o projeto Ler e Pensar, vencedor de inúmeros prêmios, entre eles o Prêmio Mundial de Jovens Leitores, na categoria Newspaper in Education, promovido pela Associação Mundial de Jornais (WAN), lembra a jornalista Ana Amelia Filizola, diretora da unidade de jornais da Gazeta do Povo. "Nossa proximidade com as crianças é histórica. Agora damos mais um passo com a certeza de que informar é uma das estratégias mais preciosas para a educação", comenta.

Por ser um programa experimental, não há um modelo pronto e o formato está aberto a possíveis adaptações ao longo das gravações, de acordo com João Belmonte, gerente-geral da ÓTV. Por isso, o programa estreia com uma apresentadora, mas pode ter modificações futuras com a inclusão de matérias próprias e até a presença de crianças na bancada. "Temos esse ineditismo de um programa que pretende provocar a leitura do jornal pelas crianças, que é o maior diferencial do projeto. Estamos buscando uma linguagem e uma forma mais lúdica de leitura e se conseguirmos fazer com que as crianças brinquem com o jornal, leiam para os irmãos, comentem com a família, enfim, se conseguirmos trazer o jornal para o mundo da criança vai ser espetacular", conta Belmonte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]