• Carregando...
 | Brunno Covello/Gazeta do Povo
| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

Evitar o desperdício diários de 20 toneladas de alimentos, processar essa comida e encaminhá-la para instituições que atendem pessoas carentes. A meta ambiciosa é da ONG Slow Food Pró-Vita. Para alcançar o objetivo, o grupo fechou uma parceria com o Provopar Paraná e fincou pés na cozinha da instituição instalada na Ceasa de Curitiba. Agora, o plano é formalizar parcerias com faculdades da cidade para ter gente suficiente para selecionar, higienizar, descascar, picar e embalar frutas e verduras que antes iriam para o lixo.

CAMPANHA: Assista a vídeo de campanha realizada por rede de supermercados europeia

Legislação inibe doar sobras de restaurantes

Atualmente, o doador pode ser punido criminalmente caso o alimento que ele tenha repassado cause algum tipo de intoxicação a quem o recebeu

Leia a matéria completa

A ideia é que o projeto saia do papel neste semestre e que, o mais rápido possível, as 20 toneladas diárias de comida que antes iriam para o lixo passem a ter as panelas como destino. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano em todo o planeta. O desperdício cobra a sua conta. Ainda de acordo com dados da FAO, US$ 750 bilhões (ou R$ 2,3 trilhões) por ano são jogados fora com o alimento desperdiçado.

No Brasil, estima-se que 30% de tudo o que é produzido vá parar no lixo sem nunca chegar à mesa do consumidor. Só no Ceasa de Curitiba, cerca de 50 toneladas de alimentos vão ao lixo diariamente nos meses mais quentes do ano. Na época de frio, em que há uma baixa na produção e comercialização, essa média vai para 30 toneladas diárias.

Nutrição

Os estudantes do curso de Nutrição e Dietética da Tecpuc devem fazer parte da parceria com o movimento Slow Food Pró-Vita na Ceasa de Curitiba. De acordo com a coordenadora do curso, Ana Lúcia Ribeiro, o plano de parceria já está pronto, e deve ser formalizado em breve junto à direção da instituição. Ana Lúcia diz acreditar que, num primeiro momento, cerca de 10 estudantes devem se envolver no projeto.

De todo esse volume, o banco de alimentos instalado na Ceasa consegue salvar menos de cinco toneladas por dia. Essas frutas e verduras que chegam ao banco por meio das doações de comerciantes e produtores do local são repassadas para instituições cadastradas no Provopar estadual. Mesmo essa doação, no entanto, não garante o consumo.

Três Ações

A Secretaria Municipal de Abastecimento mantém três projetos para reduzir o desperdício de alimentos. Junto aos Armazéns da Família é feita um gerenciamento para que produtos com quebra, mas ainda em condições de consumo, ou próximos da data de validade sejam encaminhados para a doação. Nas feiras, é incentivada a doação de frutas e verduras que não possuem mais valor comercial. Também é feita uma ação junto aos consumidores, para fazer um aproveitamento melhor do alimento.

“Quando houve as enchentes no ano passado, por exemplos. Foram enviadas 8 toneladas de frutas e verduras para as cidades inundadas. Mas quase tudo se perdeu, porque as pessoas não tinham como processar esses alimentos”, comenta o líder do movimento Slow Food Pró-Vita no estado, João Alceu dos Santos. De acordo com ele, um mínimo de processamento desses alimentos já ajudaria a evitar o lixo como destino.

Esse processo consistiria em higienizar, picar e embalar vegetais. Transformar determinadas frutas em compotas e pré-cozinhar certas qualidades de legumes. Alguns desses processos facilitam o consumo imediato e outros ampliam o prazo de validade dos alimentos. Além disso, na avaliação de Santos, passar a ofertar mais uma facilidade ampliaria o número de instituições interessadas em receber as doações da Ceasa.

França

Reduzir desperdícios de alimentos e a quantidade de lixo que vai para os aterros sanitários. Com esse propósito, a França aprovou recentemente uma lei que determina que até julho do ano que vem, os supermercados com mais de 400 m², tenham projetos para doação de alimentos que não estão mais em condições de comercialização, mas ainda servem ao consumo. O texto prevê que esses estabelecimentos assinem acordos com instituições de caridade para a doação dos alimentos prioritariamente para o consumo humano. Se isso não for mais possível, o alimento deve ser destinado para o consumo animal. Em última instância, ele deve ser encaminhado para usinas de compostagem e virarem adubo para a agricultura.

De acordo com ele, cerca de 800 instituições estão hoje cadastradas no banco Provopar, mas apenas 170 vão à Ceasa buscar os alimentos. Mas para aumentar o número de instituições que se beneficiam do que antes iria para o lixo também é necessário aumentar a quantidade de doações. Aqui entra outra ponta da ação do Slow Food Pró-Vita, trabalhar junto com aos comerciantes e produtores para sensibilizá-los sobre a importância da doação.

De acordo com a gerência do Banco de Alimentos da Ceasa, apenas 30% dos comerciantes e produtores que atuam na Ceasa doam o que não vão mais comercializar. Para mudar esse quadro, o Slow Food Pró-Vita tem promovido alguns eventos para envolver o pessoal local. Como ocorreu na semana passada, com o Arraiá Gastronômico.

Banco de alimentos vive baixa de doações

O Banco de Alimentos Público localizado na Ceasa de Curitiba parece estar sentindo os efeitos da crise econômica que atinge o país. A alta de preços somada aos dias de clima mais frio têm feito os comerciantes comprarem menos produtos e tentarem tirar o máximo de lucro deles. Resultado, tem sobrado pouco para doação. De acordo com o gerente do banco, Gilmar Palveski, em maio deste ano o volume de frutas e verduras doadas caiu quase 40% em relação ao mesmo mês de 2014.

No ano passado, foram 75 toneladas de alimentos em maio. No mês passado, foram apenas 45 toneladas. “Este ano está sendo realmente atípico”, diz Pavelski, que trabalha há 25 anos na Ceasa, 12 deles no banco de alimentos. De acordo com Pavelski, cerca de 30% dos 600 comerciantes que têm boxes na Ceasa e dos 300 produtores que vão ao local diariamente costumam fazer doações.

Geralmente, são produtos que não têm mais valor comercial, mas ainda servem ao consumo humano. Os alimentos passam por uma seleção feita por Pavelski e outros dois funcionários do banco e depois são recolhidos por instituições cadastradas, como casas de recuperação, asilos e creches.

Feios, mas saborosos

Na linha de reduzir o desperdício de alimentos, a rede de supermercados Intermarché, que atua na França e em Portugal, lançou há alguns anos campanhas pelo consumo dos alimentos feios. Os produtos considerados fora do padrão são colocados a venda por um preço mais baixo. Também são preparados e colocados a venda sucos e outros pratos com os “feiosos”. Com isso, a maçã desforme, a cenoura que vem grudada a outra e outras frutas e verduras boas para o consumo, mas fora do padrão, ganham outro destino que não o lixo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]