Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Trânsito

Projeto prevê ciclovias

No projeto da Linha Verde, estão inclusas ciclovias não-compartilhadas com os pedestres ao lado das vias marginais. Para o professor de Gestão Urbana da PUC-PR, Fábio Duarte, é importante que a Linha Verde seja pensada como um sistema viário utilizado por todos. "Essa ciclovia é o transporte que a cidade necessita. É importante que, cada vez mais, entenda-se a bicicleta como um meio de transporte e não como um veículo exclusivo de passeio", diz.

Luiz Cláudio Mehl, presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, argumenta que os pedestres e ciclistas são os participantes mais fracos dentre os atores do trânsito. Ou seja: o veículo individual, o veículo de transporte de cargas e de transporte de massa, a bicicleta e o pedestre. "De todos esses, a maior preocupação é dar ênfase ao transporte de massa", afirma.

Além da ciclovia que acompanha a Linha Verde, há outro espaço destinado aos ciclistas. Uma via cheia de curvas, que a prefeitura espera que seja utilizada pelos habitantes da região para passear. "Quando houve o planejamento da Linha Verde, em 2000, previmos uma nova realidade, inclusive com essas áreas de convivência. Daqui a cinco ou seis anos, ela estará cercada de grandes árvores. Será um espaço agradável", explica o coordenador do Plano de Mobilidade do Ippuc, Cléver Almeida.

Para Fábio Duarte, quem gosta de passear com a bicicleta não vai procurar a Linha Verde. "Não há motivo para alguém passear de bicicleta em meio ao grande fluxo de veículos. Existem outros caminhos, como as ciclovias que ligam o Jardim Botânico ao Passeio Público, por exemplo."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.