Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Natal

Projeto quer transformar Curitiba na "capital do Natal"

Linha Natal passará pelos principais pontos decorados da cidade, principalmente os comerciais, mas dará destaque aos monumentos da capital que contarão com iluminação cênica

Decoração do comércio de Curitiba receberá destaque neste ano | Jorge Woll/Agência Gazeta do Povo de Notícias
Decoração do comércio de Curitiba receberá destaque neste ano (Foto: Jorge Woll/Agência Gazeta do Povo de Notícias)

Após cinco anos desativada, a Linha Natal voltará a circular em Curitiba neste ano. Essa e outras ações, como um concurso de decoração de hotéis, fazem parte de um projeto do Instituto Municipal de Turismo, autarquia da prefeitura de Curitiba, para associar a imagem da cidade ao Natal e com isso atrair um número maior de turistas e também aumentar a participação da população para as festividades natalinas.

"Curitiba já é uma referência do Natal. No entanto, ainda não está consolidada. Dessa forma, o objetivo do novo projeto é mostrar que a capital paranaense é a melhor opção para o Natal e com isso atrair um fluxo grande de turistas", afirmou a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika.

De acordo com o Instituto Municipal de Turismo, o ônibus que visitava os pontos com decorações natalinas deixou de circular porque muitas pessoas deixaram de enfeitar suas casas, por isso o trajeto havia ficado muito curto. Além disso, havia algumas reclamações sobre o tumulto que as visitações causavam.

Por esse motivo, o projeto foi remodelado. A Linha Natal passará pelos principais pontos decorados da cidade, principalmente os comerciais, mas dará destaque aos monumentos da capital que contarão com iluminação cênica. Por enquanto o Paço da Liberdade e o Jardim Botânico contam com esse tipo de iluminação, mas a previsão é que até o final do ano o Parque Tanguá e o Portal de Santa Felicidade também passem a contar com a iluminação cênica.

O trajeto da Linha Natal, os horários dos ônibus e o valor da passagem ainda não foram definidos pelo Instituto e pela Urbs (Urbanização de Curitiba S.A.), o que deve acontecer no final de novembro.

As festividades na cidade incluirão ainda um concurso que premiará as melhores decorações natalinas dos hotéis da cidade. Haverá três categorias e os três melhores de cada uma serão classificados. O campeão de cada uma será premiado. Na primeira serão incluídos os hotéis com quatro e cinco estrelas; na segunda os de três estrelas; e os demais estabelecimentos farão parte da terceira categoria. As inscrições vão de 15 de outubro a 10 de novembro.

Ainda não foi definida qual será a premiação. No entanto, já se sabe que o campeão receberá uma placa, um troféu e também divulgação nos meios de comunicação do Instituto Municipal de Turismo, como nas duas edições do Jornal do Natal que circularão na capital e nos postos de informação turística.

Além da criatividade, ações de responsabilidade social feitas pelos hotéis contarão pontos no concurso. "Os hotéis poderão desenvolver ações que beneficiem os bairros carentes da cidade. Visto que o Natal é uma data propicia para projetos como esse e é isso que também queremos incentivar", destacou a presidente do Instituto Municipal de Turismo.

Outros eventos

A abertura oficial do Natal de Curitiba acontecerá no dia 24 de novembro com um evento que arrecadará brinquedos para as crianças carentes e será realizado no Castelo do Batel.

Haverá também exposições de minipresépios no Museu de Arte Sacra, na Capela Santa Maria, na Casa Klemtz e alguns hotéis da cidade.

O Centro de Curitiba receberá também árvores de cristal decoradas, mas os locais ainda não foram definidos. E será implantado também o projeto Cucos da Cidade, no qual músicos farão apresentações em janelas do Centro da Cidade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.