• Carregando...

Amanhã, 43.449 candidatos inscritos no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) darão início à corrida por uma das 4.099 vagas disponíveis nas 69 habilitações dos cursos que a instituição oferece. A primeira etapa do processo seletivo começará às 14 horas, em Curitiba, e deverá mobilizar 3.150 pessoas na fiscalização dos 24 locais de provas e na organização do evento. Para que todas as pessoas consigam chegar a tempo no local das provas, a prefeitura de Curitiba reforçará a frota de ônibus, a partir das 11 horas.

Os portões de acesso às salas serão abertos às 13 horas e fecharão às 13h30. Para garantir uma prova tranqüila e evitar correrias e atrasos, a organização do vestibular aconselha que os candidatos verifiquem o local de provas com antecedência. Amanhã, os alunos devem chegar ao local uma hora e meia antes do início para evitar congestionamentos e risco de encontrar os portões fechados.

Linhas disponíveis

Aqueles que forem ao local de provas de ônibus poderão verificar as linhas disponíveis com antecedência, pelo site da prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br) ou pelo telefone 156. Entre as principais linhas que receberão reforço amanhã estão o Interbairros 1 e 2; o Inter 2; Cabral-Portão; e Estudantes. As linhas Centro Politécnico, Interbairros 5, Sacre Coeur e Fazendinha-PUC, que não circulam nos fins de semana, farão um expediente exclusivo. Outras sete linhas especiais reforçarão o itinerário. A tarifa cobrada será de R$ 1.

Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que deverá receber 12.552 inscritos, a Diretoria de Trânsito (Diretran) fará uma operação especial. Na quadra em frente ao portão principal da universidade será proibido estacionar.

Ao realizar o exame, os vestibulandos devem estar munidos de um documento de identidade com foto e do comprovante de ensalamento, que está disponível no site da UFPR (www.nc.ufpr.br). "Este documento é a comprovação de que a inscrição foi efetuada", afirma a coordenadora do processo seletivo, Maria Cleusa Henklien. De acordo com o regulamento do vestibular, os alunos não poderão deixar a sala de aula antes das 15h30.

Entre as medidas de segurança para garantir que não haja beneficiamento ilícito por parte dos alunos na prova, a chamada "cola", estão as proibições do uso de relógios, telefones celulares, calculadoras e agendas telefônicas. Bolachas, balas ou salgadinhos também serão proibidos durante a prova. No entanto, o vestibulando poderá levar uma garrafa de água, desde que em vasilhame transparente.

A Gazeta do Povo disponibilizará o gabarito da prova na segunda-feira. Até o dia 1.º de dezembro, o Núcleo de Concursos da UFPR divulgará os resultados da primeira fase do vestibular no portal da universidade e em uma edição extra da Gazeta do Povo que será distribuída na Praça Carlos Gomes, no Centro. A tradicional festa dos classificados terá trio elétrico e sorteio de brindes entre os participantes. Escola Técnica

Simultaneamente ao vestibular, 3.263 alunos realizarão amanhã o processo seletivo para a Escola Técnica da UFPR. São 540 vagas para cursos profissionalizantes no ensino médio. Segundo o Núcleo de Concursos da UFPR, os candidatos devem seguir os mesmo critérios de horário e regras que os adotados no vestibular da Federal. ß Tineke Bronkhorst

Serviço: Confira a lista dos aprovados nos vestibulares da Spei e da Faculdade Evangélica do Paraná no caderno de Classificados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]