• Carregando...

O delegado Antonio de Olim, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), divulgou, na tarde desta quarta-feira (11), o que disse ser uma prova que estava "guardando para o promotor e a Justiça" no caso da advogada Mércia Nakashima.

De acordo com Olim, a "prova secreta" é uma ligação que o policial militar aposentado e advogado Mizael Bispo de Souza recebeu, na noite em que Mércia teria sido morta. O telefonema foi rastreado por uma antena e aponta que Mizael estava em uma estrada de terra, entre o lugar onde o corpo e o carro de Mércia foram localizados e a casa dele.

Olim afirmou que a ligação ocorreu às 21h20. Quem ligou, segundo a polícia, foi a ex-mulher de Mizael. Depois disso, o celular não teria sido mais utilizado.

Mizael, que é ex-namorado de Mércia, e o vigia Evandro Bezerra Silva são acusados de matar a advogada. Os dois estão soltos e alegam inocência.

Segundo as investigações, na noite do crime, Mizael deixou o carro dele no estacionamento de um hospital, em Guarulhos, pegou carona no carro de Mércia e foi até uma represa, em Nazaré Paulista. Lá, ele teria matado a ex-namorada. Depois, o advogado teria voltado de carona com Evandro.

Reprodução simulada

Nesta quarta-feira, a polícia realizou, em vários pontos de Guarulhos, na Grande São Paulo, uma reprodução simulada da versão apresentada pelo ex-namorado de Mércia e os dados colhidos no rastreamento do carro do advogado e das antenas de celular.

Para Olim, a reprodução mostrou contradições no depoimento do suspeito. Mizael nega que foi até a represa onde o corpo de Mércia foi encontrado.

Ele disse que ficou com uma mulher que seria uma prostituta na noite de 23 de maio e permaneceu, com ela, no estacionamento do Hospital Geral de Guarulhos. Mas, segundo o delegado, no ponto em que o advogado disse que encontrou essa mulher existe um grande fluxo de veículos e não há como parar o veículo. "Além disso, no rastreamento, o carro dele não para no lugar que ele diz", afirmou o delegado.

Até agora, a suposta garota de programa citada pelo advogado não foi identificada ou localizada.

Olim também relatou que, nas horas que o carro de Mizael ficou estacionado no hospital, os celulares que teriam sido usados pelo acusado seguiram recebendo telefonemas, em outros pontos do município.

Advogado

O advogado de defesa de Mizael, Samir Haddad Júnior, disse que não teve acesso a essa prova. Segundo ele, no entanto, o ex-namorado de Mércia sempre negou ter ido para perto da represa no dia do desaparecimento dela.

Haddad irá contestar a reprodução simulada porque "ela deveria ter ocorrido em um domingo". Segundo ele, durante a semana as vias do município têm um tráfego bem maior. O advogado disse, por exemplo, que é possível parar rapidamente no ponto onde Mizael diz ter pego a prostituta em um dia de menor movimento no trânsito.

Olim ouviu na manhã desta quarta-feira o depoimento do irmão de Mizael, Altair de Souza, na sede do DHPP, no Centro de São Paulo. Segundo o delegado, o irmão "seria o elo entre Mizael e Evandro". A polícia afirma que Altair se encontrou com Evandro Bezerra da Silva nos dias 3 e 4 de junho. O advogado de Mizael diz que os dois conversavam sobre a venda de um terreno e que o encontro do dia 3 teria sido marcado, mas não ocorreu.

Endereços visitados

Na reprodução simulada, o delegado, o promotor responsável pelo caso, Rodrigo Merli Antunes, e peritos percorreram pontos por onde Mizael teria passado no dia do desaparecimento de Mércia, seguindo a versão do suspeito e das investigações.

Entre os endereços visitados, estão uma rua onde acontece uma feira, o escritório e a casa do policial militar aposentado, uma antena de telefonia, o posto de gasolina onde trabalhava o vigia Evandro Bezerra da Silva, o lugar onde Mizael afirma ter pego uma prostituta, a casa da avó da vítima e o estacionamento do Hospital Geral de Guarulhos.

"Fizemos esse trabalho para ilustrar e deixar de um modo mais claro aquilo que obtivemos através da investigação. A ideia é facilitar a compreensão com essa reprodução simulada. Deu para ratificar aquilo que a gente sabia", disse o promotor.

Ele contou que o rastreamento do automóvel apontou que Mizael ficou 12 minutos parado no estacionamento do hospital (antes das seguidas horas que o veículo permaneceu no local). "A gente acredita que ele veio aqui para ver onde ia deixar o carro", afirmou.

É desse ponto que os investigadores acreditam que Mizael saiu com o carro de Mércia, com destino à represa. "Minha denúncia descreve que ele marcou um encontro amistoso [com a ex-namorada]", disse o promotor. Segundo Rodrigo Antunes, a observação da casa da avó de Mércia mostrou que "seria possível Mizael vigiá-la" naquele local, para eventualmente confirmar onde ela estava naquela tarde

Olim destacou que será feita para os jurados a reprodução, através de quadrinhos, dos passos que a polícia afirma que Mizael percorreu no dia que Mércia desapareceu. Também será marcada a reconstituição na represa onde a advogada foi encontrada. Ainda não há uma data definida para essa outra etapa da simulação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]