Onze pessoas foram presas nesta quarta-feira (14) acusadas de participar de uma quadrilha de tráfico de drogas em Maringá, no Noroeste do estado. A "Operação Medelin" foi feita por policiais do Núcleo de Repressão ao Tráfico de Drogas (NRTD) da Divisão de Narcóticos da Polícia Civil do Paraná, em parceria com a 9.ª Subdivisão Policial de Maringá, NRTD de Londrina. O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) também deu apoio à operação.
A quadrilha é acusada de ser a responsável por abastecer o tráfico de drogas em Maringá e cidades próximas, há pelo menos dois anos. Além das prisões temporárias (leia quadro no fim do texto), foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em diferentes bairros de Maringá. Segundo o delegado do Núcleo de Repressão ao Tráfico de Drogas das cidades de Maringá e Londrina, Cristiano Augusto Quintas dos Santos, a quadrilha era especializada em crack e cocaína.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (Sesp-PR), a polícia apreendeu 39 pedras pequenas de crack, outra com cerca de 10 gramas, uma bucha de maconha, 21 celulares, R$ 170, uma balança de precisão, vários equipamentos eletroeletrônicos e 7 cartuchos calibre 22. Um carro e uma motocicleta também foram apreendidos. A polícia acredita que os veículos eram usados na distribuição da droga.
"Estávamos investigando esta quadrilha há cerca de quatro meses. Contamos com o apoio do Narcodenúncia que também nos ajudou a chegar até estes traficantes", afirmou o delegado Santos à Agência Estadual de Notícias (AEN). Além do tráfico de drogas, os acusados também seriam responsáveis por roubos e homicídios registrados na cidade, de acordo com o delegado.
A quadrilha é acusada de porte ilegal de armas, tráfico de drogas e associação ao tráfico e corrupção de menores. A polícia prendeu, na quarta-feira (07) da semana passada, Vagner Solei Flores, 20 anos, que também estaria envolvido com a quadrilha.



