Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Meio ambiente

Qualidade da água do Igapó é regular, aponta estudo

Ecoesportista Dan Robson percorreu os rios em fevereiro. | Roberto Custódio/ Jornal de Londrina
Ecoesportista Dan Robson percorreu os rios em fevereiro. (Foto: Roberto Custódio/ Jornal de Londrina)

Regular. Essa é a nota preliminar das águas do Igapó e do Lago Norte, ambos em Londrina. A água dos dois rios foi avaliada pelo ecoesportista paulistano Dan Robson, que percorreu no fim de fevereiro (25/02) toda a extensão dos dois lagos, em expedição que faz parte do projeto “Águas do Amanhã”, que já analisou a água de dezenas de rios, lagos e lagoas no Brasil.

Os resultados iniciais mostraram alguns números preocupantes, principalmente para o Lago Norte, onde o nível de oxigênio foi de 2,9 miligramas por litro (mg/l) – o ideal é acima de 5. Robson também notou influência de agentes poluentes, como fosfato e fósforo, substâncias encontrados em saponáceos. A análise prévia ainda acusou a presença de nitrato, o que revela traços de esgoto na água

No Lago Igapó a situação está um pouco melhor. Segundo Robson, a água está com boa oxigenação (5,5 mg/l) e boa condutividade. Essa última expressão representa uma medida indireta da concentração de poluentes. Robson disse que o pH , que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade, está neutro.

Porém, os resultados preliminares mostraram a presença muito alta de nitrato, que é um composto de nitrogênio em estado de oxidação e monitorado pelo Ministério da Saúde. Ele geralmente ocorre em baixos teores nas águas superficiais, mas pode atingir altas concentrações em águas profundas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.