São Paulo - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou ontem que vai realizar uma auditoria operacional na Líder Aviação, empresa responsável pelo avião fretado pela banda Skank, cuja porta se soltou no ar após decolar em Capelinha (MG), domingo. Ninguém se feriu.
Segundo a agência, o procedimento tem como objetivo verificar se a empresa cumpre todas as medidas de segurança. Conforme a Anac, a aeronave um King Air, prefixo PTLSO estava com toda documentação regular, assim como o piloto e copiloto do avião. A auditoria deve ser realizada a partir desta semana, e não há previsão para que seja concluída. Caso seja verificado que a empresa descumpriu alguma norma de segurança, será aberto um processo administrativo, que pode resultar em multa.
Procurada pela reportagem, a Líder disse que está à disposição da Anac para contribuir com a auditoria. Em nota enviada ontem à imprensa, a companhia afirmou que houve "uma pane na porta de acesso do avião durante o voo".
De acordo com a assessoria de imprensa da banda, a porta da aeronave se descolou no ar, logo após a decolagem. O piloto conseguiu pousar na mesma pista de onde decolou em uma fazenda em Capelinha e o grupo seguiu para Belo Horizonte em outro avião enviado pela empresa. Estavam no avião os quatro integrantes da banda, um empresário, um segurança, um produtor, além do piloto e do copiloto da aeronave.



