Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Dengue

Rede de apoio garante pulverização no interior

Os municípios intensificam o combate ao mosquito transmissor da dengue. Em Foz do Iguaçu, na semana passada a tarefa recebeu apoio do Exército e de novos equipamentos. Trinta homens do 34.º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) se juntaram ao pelotão de 73 agentes de endemias e a cerca de 75 técnicos e veterinários para evitar a proliferação da doença no município.

Além do apoio humano dos militares, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recebeu mais dez pulverizadores motorizados. O material foi emprestado pelo governo estadual e utilizado pelas equipes que fazem mutirão estratégicos, de casa em casa. A cidade agora tem 25 bombas e três caminhonetes com fumacê, nome popular como ficou conhecido o veneno Ultrabaixo Volume (UBV), usado na operação.

Maringá recebeu na semana passada três caminhões do governo estadual para aplicar o veneno. O planejamento é aplicar o produto em toda a cidade nos próximos dez dias. Segundo a gerente de Vigilância em Saúde, Rosângela Treichel, é importante os moradores deixarem as portas e janelas das residências abertas para o fumacê atingir os mosquitos que ficam abrigados nos cômodos.

Os setores de controle de endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel e o de Paranavaí iniciaram frentes de trabalho para tentar evitar um possível surto da doença nas cidades. Em Londrina a aplicação do fumacê deve prosseguir até meados de março. A aplicação começou em 26 de dezembro. No dia 3 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde promove um evento de conscientização que deve reunir cerca de mil pessoas em várias partes da cidade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.