• Carregando...

Entrevista com Rodolfo José Angulo, professor de Geologia e coordenador do Laboratório de Estudos Costeiros da Universidade Federal do Paraná

O projeto de engorda da praia de Matinhos é a "técnica mais adequada para resolver os problemas de erosão quando se visa ter uma praia para fins turísticos". É o que defende o professor Rodolfo José An­­gulo, contratado para coordenar o Estudo e o Relatório de Im­­pacto Ambiental do projeto. Confira os principais trechos da entrevista dele, por e-mail, à Gazeta do Povo.

A última idéia era usar a areia da Baía de Guaratuba. Quais as ca­­rac­­­­terísticas da areia no local?

A utilização da areia da baía de Guaratuba era uma das alternativas. A areia seria retirada dos bancos da barra, que é semelhante à da praia e sem contaminação. Porém, a retirada da areia dos bancos pode provocar problemas de erosão nas praias próximas e desequilíbrios no sistema de transporte de sedimentos costeiros. Por esse motivo, estamos trabalhando com a idéia de retirar a areia da plataforma in­­terna, ou seja, do mar afora, a aproximadamente 6 a 8 km da costa. Retiraríamos areia que está fora do sistema de transporte de sedimentos costeiros. Ou seja, estaríamos agregando areia ao sistema costeiro e evitando povocar mudanças indesejadas em outras praias.

Quais os riscos e vantagens de usar a areia da plataforma interna?

A principal vantagem de utilizar areia da plataforma interna é que não se tira areia de um local do sistema praial para por em outro. Se retira areia que não está no sistema praial e se adiciona areia ao sistema. O principal risco refere-se à duração da obra. Se esta não for bem executada e com areia adequada, a duração pode ser curta.

Qual a situação do projeto?

No momento estão sendo finalizados os projetos de cubagem da jazida de areia, de dragagem, de engorda e de urbanização e paisagismo. Também está sendo elaborado o Estudo de Impacto Ambiental.

Quais os impactos ambientais?

As dragagens e engorda provocam impactos ambientais, como qualquer obra. Eles estão sendo avaliados pelos técnicos da equipe que está elaborando o Estudo de Impacto Ambiental. Contudo, a princípio, não se esperam grandes impactos. Dragagem e alimentação de praias são práticas muito difundidas no mundo e são as melhores obras para recuperação de praias. A alimentação artifical de praia é a técnica mais adequada para resolver os problemas de erosão quando se visa ter uma praia para fins turísticos. A obra tem importantes impactos positivos socioeconômicos.

O que garante que, em uma nova engorda, o mar não invadirá de novo a faixa de praia?

Um bom projeto de alimentação deve prever a duração da obra. Além disso, a alimentação deve ter manutenção. Ou seja, adicionar areia periodicamente, para repor as perdas. Como qualquer obra, precisa de manutenção.

Há empresas no Paraná com ca­­pa­­cidade para fazer o serviço de engorda?

Não, pois dependem de uma draga que não existe no Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]