• Carregando...

Três homens foram presos nesta quinta-feira (23), no Reino Unido, como desdobramento das investigações sobre o envio de contêineres de lixo para os portos de Santos (SP) e de Rio Grande (RS). A operação foi realizada pela Agência de Meio Ambiente britânica e pela polícia da região de Wiltshire, onde fica a cidade de Swindon - suposta localidade das empresas apontadas como responsáveis pela transação. Por motivos legais, não foram divulgados os nomes dos detidos - com idades de 49, 28 e 24 anos - nem a nacionalidade.

A chefe da divisão de Lixo e Administração de Recursos da Agência de Meio Ambiente, Liz Parkes, afirmou à Agência Estado que os três homens estão sendo interrogados. Se as evidências apontarem que eles cometeram crime, o caso será enviado à Justiça. O eventual processo ocorreria no Reino Unido, disse.

A Grã-Bretanha permite exportação de material para reciclagem, um mercado que vem crescendo nos países em desenvolvimento. No entanto, é crime vender lixo doméstico ou hospitalar. "Posso assegurar que a Agência de Meio Ambiente está agindo rapidamente para identificar o que aconteceu e tomar as medidas apropriadas", disse Liz. Segundo ela, também estão sendo feitas outras investigações para identificar de onde veio o material, que continha seringa e preservativos.

A dirigente admitiu que já ocorreram condenações referentes ao envio de lixo do Reino Unido para outros países. "Eu entendendo que não há muita exportação de lixo para o Brasil; é um caso incomum", afirmou. Liz disse que está mantendo contato com as autoridades brasileiras e aguardando a liberação para que o material possa ser devolvido a seu país.

As transportadoras dos contêineres concordaram em levar a carga de volta ao Reino Unido, arcando com o custo do percurso A Agência de Meio Ambiente ficará responsável por despachar o lixo para os locais apropriados quando chegarem na Grã-Bretanha. Liz explicou que a entidade buscará recuperar os gastos com as pessoas que forem condenadas, caso isso ocorra.

Ela afirmou que não pode fornecer mais detalhes sobre as investigações. "Ainda estamos em um estágio muito inicial", alegou.

Nesta quinta-feira (23), o Comitê de Meio Ambiente, Alimentos e Questões Agrícolas do Parlamento britânico decidiu reabrir a consulta pública sobre a estratégia referente ao tratamento do lixo no país, após o caso envolvendo o Brasil. O objetivo é examinar se os controles sobre o destino do lixo estão apropriados e se as penalidades existentes são suficientes para impedir a exportação ilegal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]