• Carregando...

A Associação Paranaense de Cultura, mantenedora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, anunciou ontem a continuidade do professor Clemente Ivo Juliatto como reitor da instituição. Ocupando o posto desde 1998, Juliatto assume em janeiro de 2006 o mandato para os próximos quatro anos. Para o presidente da Associação, Dario Bortolini, a decisão consolida uma trajetória de desenvolvimento e expansão da universidade. "A decisão foi tomada com base na qualidade humana e espiritual do professor, de sua vocação educacional, afinal já são quase 30 anos de trabalho dedicados à PUCPR, e também devido à sua visão de futuro e postura de liderança", afirmou.

Nos últimos oito anos, sob a condução de Juliatto, a PUCPR realizou uma série de projetos e iniciativas que marcaram o crescimento da instituição. Entre eles, o programa Ação Comunitária e Ambiental – ProAção, que visa ao desenvolvimento de atividades no campo da saúde, educação, meio ambiente, saneamento e assistência. A partir do ano 2000 foi instituído também o Projeto Comunitário, que incentiva a realização de ações sociais por parte dos alunos. "É muito importante formarmos profissionais competentes, mas não só isso, formar também bons cidadãos. Com o Projeto Comunitário o aluno tem de participar por uma semana de um trabalho social, na área que escolher. Queremos que os estudantes saiam dessa instituição com uma visão diferente e dispostos a ajudar. Apenas 6% dos brasileiros que têm acesso ao ensino superior, esse pessoal tem de fazer uma contribuição para quem não teve essa chance", afirma.

Para Juliatto, no entanto, um dos grandes avanços obtidos nos últimos anos foi a consolidação da universidade no interior do Paraná. Em 2002, foi inaugurado o campus de Londrina, em 2003 o de Toledo e no ano passado o campus de Maringá. Segundo o reitor, a previsão é de que esses núcleos cresçam a medida que sejam ofertados cursos voltados para a necessidade de cada região.

Para o próximo mandato, Juliatto destaca a criação de seis novos doutorados e a integração entre as três principais áreas de atuação da universidade: educação, comunicação e saúde. "Eu diria ainda que uma outra área nova que pretendemos desenvolver é a educação a distância. Nossa instituição já tem algumas experiências bem-sucedidas e está se mobilizando nesse sentido", antecipa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]