• Carregando...
Mais de 30 mil novos conselheiros serão eleitos em todo o país neste domingo (1º). A votação acontecerá das 8 horas às 17 horas.
Mais de 30 mil novos conselheiros serão eleitos em todo o país neste domingo (1º). A votação acontecerá das 8 horas às 17 horas.| Foto: Montagem | Instagram | Arquivo pessoal

Líderes religiosos, artistas e políticos se manifestaram nas redes sociais para conscientizar a população sobre a importância da participação na eleição do conselho tutelar, que costuma ser pequena diante da não obrigatoriedade do voto. Mais de 30 mil novos conselheiros serão eleitos em todo o país neste domingo (1º). A votação acontecerá das 8 horas às 17 horas.

Os conselhos tutelares têm atribuições relevantes relacionadas à defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Como são responsáveis por receber denúncias, representantes de direita e esquerda temem que a atuação dos conselheiros eleitos seja ideológica, com falsas acusações contra as famílias. Queixas com pedidos de perda da guarda de crianças, feitas pelos conselheiros, tendem a ser acatadas facilmente pelo Poder Judiciário.

Entre as manifestações sobre as eleições deste domingo, não é difícil encontrar troca de acusações entre direita e esquerda. O Pastor Silas Malafaia postou um vídeo falando sobre a eleição. No vídeo, ele comenta sobre o discurso levantado pela esquerda que acusa os evangélicos de “abuso do poder religioso” ao ocupar os cargos em conselhos tutelares. Malafaia comenta sobre a regra do Tribunal Superior Eleitoral que proibiu a propaganda de candidatos dentro de tempos religiosos. “Vote em alguém que tem seus princípios e valores”, conclui.

Manuela D´Ávila também se manifestou nas redes. “Proteja nossas crianças, proteja as mães das nossas crianças da extrema direita brasileira”, disse D´Ávila. “Eles querem dominar a vida das nossas comunidades através dos conselhos, nós precisamos resistir”, reitera e incentiva a criação de listas de transmissão para divulgação de candidatos de esquerda.

A chef de cozinha Paola Carosella, a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), o deputado estadual do Paraná Renato Freitas (PT-PR), o ministro dos Direitos Humanos Silvio de Almeida e a comediante Concessa estão entre as personalidades que usaram as redes sociais na tentativa de conscientizar seus seguidores sobre o tema.

A Gazeta do Povo mostrou que conservadores se organizaram para as eleições de conselheiros tutelares. Em Curitiba, grupos se mobilizaram para apoiar candidatos novos, além de realizar uma espécie de sabatina com os atuais conselheiros tutelares da região. Tudo isso para evitar que pessoas que ocupem o cargo sejam ineficientes ou que defendam bandeiras como legalização das drogas e ideologia de gênero. A ideia é que haja mobilizações semelhantes para futuras eleições de outros conselhos, como os de educação e saúde.

Serviço

A votação irá acontecer das 8 horas às 17 horas neste domingo (1º). Qualquer pessoa acima de 16 anos, com título de eleitor e situação regular na justiça eleitoral pode votar. É preciso apresentar um documento de identificação com foto ou o e-título no local de votação. Vale consultar o local de votação nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais, pois, em algumas cidades, o local de votação será diferente do das eleições de 2022.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]