• Carregando...

Íntegra da nota da Syngenta

"A Syngenta lamenta profundamente o incidente ocorrido na manhã deste domingo (21/10), durante nova invasão, por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Via Campesina, da Estação Experimental localizada no município de Santa Tereza do Oeste, no Paraná.

A empresa está colaborando com as autoridades locais na apuração do que, de fato, ocorreu na unidade. Portanto, ainda é prematuro para uma avaliação definitiva sobre o ocorrido.

A Syngenta reforça que a política global da companhia determina que não se use força ou armas para proteger suas unidades."

A reocupação da fazenda experimental da multinacional Syngenta Seeds, em Santa Tereza do Oeste, no Oeste do Paraná, terminou em tragédia neste domingo. Após troca de tiros entre seguranças e sem-terra, duas pessoas morreram e pelo menos seis ficaram feridas, segundo a polícia.

Sete seguranças particulares foram presos por formação de quadrilha, homicídio e exercício arbitrário das próprias razões. A Secretaria da Segurança determinou que policiais militares fiquem de prontidão nas imediações da fazenda para evitar novos confrontos.

Syngenta

A fazenda havia sido desocupada em julho deste ano, após diversas liminares que obrigaram o governo a cumprir a reintegração de posse. Na madrugada deste domingo, o local foi reocupado por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).

De acordo com a polícia, os seguranças particulares teriam sido expulsos durante a madrugada e voltaram ao local. Houve, então, troca de tiros, na qual duas pessoas morreram e pelo menos seis ficaram feridas.

Os seguranças presos teriam confirmado a participação no conflito. Eles afirmaram para a polícia terem sido contratados pelo Movimento dos Produtores Rurais para retirar pessoas que tentassem invadir a área. Os seguranças foram encontrados e presos num barracão abandonado a cerca de seis quilômetros da fazenda.

Mortos e feridos

No tiroteio morreram o segurança Fábio Ferreira de Souza, da empresa NF Segurança e o líder sem-terra Valmir Mota de Oliveira, conhecido como Kenun. Ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital Universitário os seguranças Vanderlei Giraldi, Rodrigo Oliveira Ambrósio e Marcelo Victor Stevens, e a integrante do MST Isabel Maria Nascimento Souza. Também receberam atendimento médico os integrantes do MST Adilson Alves Cartin, Jonas Gomes de Queiroz, Gentil Couto Vieira e Udson Alves Cardin.

Em nota à imprensa, a Syngenta informou que lamenta o incidente e diz que é política da empresa o não uso de força para proteger as propriedades da empresa. (Leia a nota ao lado)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]