• Carregando...
A galeria tem 6 metros de altura e capacidade para armazenar 5 mil metros cúbicos de água | Marcelo Elias - Agência de Notícias Gazeta do Povo
A galeria tem 6 metros de altura e capacidade para armazenar 5 mil metros cúbicos de água| Foto: Marcelo Elias - Agência de Notícias Gazeta do Povo
  • O São Francisco é o reservatório de água mais antigo da cidade
  • O reservatório começou a ser construído em 1904 e foi inaugurado em 24 de agosto de 1908
  • Para chegar até a câmara, o visitante tem que descer uma escada de aproximadamente seis metros
  • Atualmente, atende cerca de 200 mil pessoas de 16 bairros de Curitiba
  • Inaugurado em 1908, reservatório atende 200 mil pessoas de 16 bairros de Curitiba

Cerca de 180 pessoas visitaram Reservatório São Francisco, em Curitiba, nesta sexta-feira (27). Eles percorreram as galerias da segunda câmara de armazenamento de água, que foi esvaziada para manutenção. Sábado (28) é o último dia para visitação da construção centenária. De acordo com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), até a tarde desta sexta-feira, não havia visitas agendadas para o sábado. Mesmo assim, técnicos da companhia estarão no local entre as 9h e as 12h recebendo as pessoas interessadas em conhecer o interior do reservatório. Para chegar até a câmara, o visitante tem que descer uma escada de aproximadamente seis metros. Por isso é aconselhável a utilização de calçados confortáveis. A Sanepar recomenda que os pais só levem crianças a partir de 10 anos de idade.

A galeria tem 6 metros de altura e capacidade para armazenar 5 mil metros cúbicos de água. Construída em maciço de pedra, a câmara foi esvaziada para lavagem e passará por processo de impermeabilização, para evitar infiltrações.

O São Francisco é o reservatório de água mais antigo da cidade. Começou a ser construído em 1904 e foi inaugurado em 24 de agosto de 1908. Atualmente, atende cerca de 200 mil pessoas de 16 bairros de Curitiba.

Em outubro, a câmara número 1 passou pelo mesmo processo. Em dois dias de visitação, cerca de 250 pessoas percorreram a galeria. No passeio, os visitantes podem observar o sistema estrutural do reservatório construído em formato de abóbadas, técnica utilizada desde as antigas civilizações. Outra curiosidade são as cúpulas e arcadas feitas em tijolo, alvenaria e pedras esculpidas a mão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]