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Conceito - Pesquisa abrange 79 empresas

Baseada nos indicadores do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social – principal referência nacional no tema –, a pesquisa realizada desde 2004 em parceria pela Editora Expressão, de Florianópolis; pela Civitas Responsabilidade Social, de Curitiba; e pela Lauster Responsabilidade Social Corporativa, de Joinville; abrangeu este ano um universo de 79 companhias. Em 2006, o levantamento foi considerado pelo Ethos como o melhor realizado no país sobre o tema e em seus quatro anos de aplicação foi respondido por um total de 333 empresas. Composta por um amplo questionário com aproximadamente 400 perguntas, a pesquisa aborda os sete grandes temas definidos pelo Ethos: valores; transparência e governança; governo e sociedade; fornecedores; público interno; meio ambiente; consumidores e clientes; e comunidade.

O Instituto RPC recebeu na quinta-feira um certificado pelo destaque na 4.ª Pesquisa de Responsabilidade Social Empresarial da Região Sul. O evento, promovido pela Editora Expressão, na sede da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), reuniu cerca de 60 empresas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além da entrega dos certificados, houve um debate sobre as mais recentes questões ligadas à gestão corporativa da responsabilidade socioambiental e apresentação de cases.

Em sua primeira participação na pesquisa, o IRPC se destacou principalmente em um dos sete temas que compõem a pesquisa: governo e sociedade. Para Clarice Lopez de Alda, diretora do Instituto, a responsabilidade social no segmento de comunicação não é tema que possa ser abordado isoladamente e de forma periférica. É a sua própria essência. "Queremos atuar e ser percebidos como um fórum onde se discutem e se buscam as soluções que afetam o bem comum, em cada uma das comunidades nas quais atuamos", disse Clarice.

Para o idealizador da pesquisa, Juvenal Correia Filho, diretor da Civitas Responsabilidade Social, o mais importante é o exercício que a empresa faz ao responder o questionário. "Ao olhar para aquelas questões, a empresa analisa em quais pontos é possível melhorar, o que de fato ela está fazendo pelos seus colaboradores, pela comunidade e pelo planeta." Juvenal destaca ainda a evolução da gestão das empresas desde que a pesquisa foi criada. "No início as empresas faziam projetos sociais, o que é diferente de responsabilidade social. Hoje esse conceito permeia todas as ações das empresas, faz parte do planejamento estratégico, foi adotado como filosofia", completou Correia.

De acordo com o Instituto Ethos, essa pesquisa é a única no Brasil neste formato. Neste ano o Paraná se destacou pelo número de empresas inscritas na pesquisa, com 40% do total. Santa Catarina teve 37% e o Rio Grande do Sul, 23%.

Criado em 2001, o Instituto RPC é uma entidade sem fins lucrativos constituída para ser fórum e gestor de todas as ações, projetos e programas sociais das empresas que integram a Rede Paranaense de Comunicação. Com sede em Curitiba e abrangência em todo o Paraná, o IRPC tem o compromisso de promover e incentivar os projetos de educação, cultura, capacitação profissional, valorização humana e desenvolvimento comunitário que procurem garantir melhorias no tecido social e o bem comum.

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