• Carregando...
Temperaturas baixas ao amanhecer devem ser registradas em Curitiba até sexta-feira (29) | Aniele Nascimento / Gazeta do Povo
Temperaturas baixas ao amanhecer devem ser registradas em Curitiba até sexta-feira (29)| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

A região metropolitana de Curitiba (RMC) deve registrar o amanhecer mais frio do ano nesta quinta-feira (28). Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a previsão é de que em algumas localidades da região, como Curitiba, São José dos Pinhais, Lapa e Fazenda Rio Grande, os termômetros não passem dos 11°C durante o início da manhã. Na capital, o recorde de temperatura mais baixa do ano, até agora, foi em janeiro, quando foram registrados 12,9°C.

De acordo com o meteorologista do Simepar Lizandro Oliveira Jacobsen, o tempo mais gelado pela manhã é favorecido pelo ingresso de uma massa de ar frio no sul do país, que também deverá atuar fortemente no Centro-Sul do Paraná. Nesta quinta, as temperaturas mínimas esperadas para as cidades de Palmas e Guarapuava devem ficar em torno dos 6°C e 7°C, configurando as madrugadas mais frias do ano para ambos os municípios.

Outro fator que colabora para gerar este cenário típico de outono – com as manhãs mais frias e as tardes mais quentes – é o tempo aberto que está predominando em grande parte do estado.

"Sem a presença de nebulosidade, a temperatura cai porque se perde todo o calor que é acumulado durante o dia. A camada de nuvem serve como um cobertor mantendo o calor da radiação solar, que daí não se perde para o espaço durante a noite", explica Jacobsen.

A situação deverá se manter até sexta-feira santa (29), quando a massa de ar frio começa a se deslocar para o Oceano Atlântico, deixando as temperaturas mais elevadas em todo o estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]