Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Chuva

Roraima registra piores enchentes dos últimos 35 anos

Comunidades estão isoladas em razão da cheia do rio Branco. Governo decretou estado de calamidade pública no último domingo (5)

Roraima enfrenta suas piores enchentes desde 1976, informou o governo estadual nesta segunda-feira (6). Praticamente todos os municípios estão em situação de emergência, e comunidades estão em isolamento total em razão das fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias. Neste domingo, o governador José de Anchieta decretou estado de calamidade pública. A região sul do estado é a mais afetada.

Segundo informações do governo estadual, o Rio Branco subiu 10,02 metros acima do limite normal. Na última grande cheia, de 1976, o volume subiu 9,8 metros. No sábado (4), o rio Branco estava 9,6 metros acima do nível.

De acordo com o governo, em razão da cheia, das 15 comunidades do baixo Rio Branco, pelo menos a metade está submersa. Apenas Boa Vista e de Pacaraima não decretaram situação de emergência, dentre os 15 municípios do estado.

A capital contabiliza 113 pessoas desabrigadas (que perderam suas casas) e 238 desalojadas (em casas de parentes).

A principal rodovia do estado, BR-174, está com o tráfego interrompido desde a sexta (3).

De acordo com o governo, há risco de rompimento da principal ponte sobre o rio Branco, na altura da cidade de Caracaraí, onde uma fissura de 16 centímetros ameaça a estrutura da ponte.

O governador deve ir a Brasília durante a tarde onde se encontra com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Souza, para solicitar auxílio do governo federal. O governo também solicitou apoio da Aeronáutica e do Exército.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.