• Carregando...
Parte do grupo da UTFPR que participou do projeto da Vaga Viva: Fernanda, Thalita, Nathalya, Laís, Gabriel e uma das professoras envolvidas, Gheysa Prado. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Parte do grupo da UTFPR que participou do projeto da Vaga Viva: Fernanda, Thalita, Nathalya, Laís, Gabriel e uma das professoras envolvidas, Gheysa Prado.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O pedestre ganhou um espaço especial no coração de Curitiba. Há dez dias foi eliminada uma vaga de estacionamento na Rua Riachuelo, no Centro da cidade, para abrigar um parklet – estrutura propícia para o descanso e convivência, com bancos em forma de escadaria. O projeto, desenvolvido por alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foi batizada de Vaga Viva pela prefeitura, que pretende regularizar o espaço e implantá-lo em vários pontos da cidade.

A Vaga Viva nasceu no curso de Design da UTFPR mas teve a participação de alunos de outros cursos, como de Mecânica. Segundo a professora Jusmeri Medeiros, há dois anos passou-se a trabalhar questões urbanas na disciplina de Sistemas de Design. “Começamos numa disciplina a desenvolver o projeto, mas foram apenas quatro meses, insuficientes. Por isso abri um projeto de extensão e com mais quatro meses conseguimos finalizar”, explica. Para ter viabilidade, o grupo buscou parcerias para obter os materiais e o paisagismo, com as empresas Madeplast e Esalflores.

Durante o curso, os alunos montaram parklets provisórios nas imediações da UTFPR para avaliar a receptividade do público. “Os motoristas sempre se queixam, mas a avaliação de quem usa é positiva”, afirmou Jusmeri. Os estudantes também se dizem muito satisfeitos com a intervenção no centro. “Eu me orgulho muito por ter participado de um projeto que transformou uma vaga de um único carro em um espaço de convívio público”, disse Fernanda Machoseki, aluna do curso de Design.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]