• Carregando...

Caminhadas educativas, varreduras, mutirões de limpeza e gincanas são algumas das atividades que a Secretaria Municipal da Saúde está organizando para sábado, dia 18 - Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue, instituído pelo Ministério da Saúde para eliminar o mosquito transmissor da doença em todo o país. Cerca de 300 pessoas, entre técnicos da Saúde e voluntários, segundo site da Prefeitura de Curitiba, trabalharão das 9h às 17h na distribuição de material educativo, prestação de informações e em atividades de lazer.

O objetivo do trabalho em Curitiba é reforçar a participação diária da população nas ações preventivas de vigilância sanitária.

O Dia "D", como a data ficou conhecida, significa a intensificação das ações que já fazem parte da rotina dos serviços de saúde de Curitiba. Além de palestras em escolas e empresas, acompanhamento quinzenal dos cerca de 700 pontos cadastrados como estratégicos em função do risco, e visitas a cerca de 250 mil imóveis a cada quatro meses, o tema é abordado em cada Mutirão da Cidadania que a Prefeitura promove nas administrações regionais em que a cidade está dividida.

Doença e prevenção

A dengue é a doença transmitida pelo Aedes aegypt, um mosquito pequeno como um grão de arroz e com manchas brancas no corpo e nas patas, que não faz barulho e tem hábitos diurnos. Se estiver contaminado, ele transmite um dos quatro tipos de vírus causadores da doença pela picada.

Febre alta, dores nas articulações, dor de cabeça e fraqueza estão entre os principais sinais da doença. A suspeita deve ser informada o mais rapidamente possível no serviço de saúde mais próximo, para que o médico defina a medicação dos sintomas da dengue, que pode durar cerca de 10 dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]