Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
viroses

Salvador se prepara para infecções e febres pós-carnaval

Por causa do aumento do número de casos de meningite e do risco de surto da gripe, a prefeitura montou um posto avançado de pronto atendimento de saúde exclusivo para infecções febris

As viroses que acometem Salvador nos primeiros dias depois do carnaval são quase tão tradicionais na folia baiana quanto os trios elétricos. A combinação entre aglomeração de pessoas, muitos beijos e falta de descanso dos foliões durante a festa costuma "derrubar" soteropolitanos e turistas. Algo tão comum na cidade que, todo ano, a doença ganha um nome relacionado ao carnaval - ano passado, por exemplo, foi apelidada de Dalila, por causa do sucesso de Ivete Sangalo.

"Na verdade, não é apenas uma doença, mas uma série de infecções febris que podem se espelhar nesse tipo de situação", explica a coordenadora da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Nair Amaral. Na lista, de resfriados comuns a meningite e gripe A (H1N1).

Por causa do aumento do número de casos de meningite registrado no ano passado em Salvador - 43,4%, na comparação com 2008 - e do risco de surto da gripe, por causa da grande quantidade de turistas na cidade, a prefeitura montou, na área externa do Estádio da Fonte Nova, um posto avançado de pronto atendimento de saúde exclusivo para infecções febris. No local, uma equipe de infectologistas e pneumologistas atende os pacientes que apresentarem febre e identifica a causa do sintoma.

"Assim que for detectada a suspeita de infecção febril em um paciente atendido em qualquer um dos 15 postos montados para o carnaval, ele será encaminhado para o posto avançado, ou para o Hospital Couto Maia, o hospital de referência desse tipo de doença, onde também está sendo mantida uma equipe para tratar apenas desses casos", explica o secretário de Saúde de Salvador, José Carlos Brito.

De acordo com dados da secretaria, a primeira noite de carnaval registrou uma diminuição de 25,5% no número de atendimentos nos postos avançados de saúde, com relação ao mesmo período da folia de 2009. Foram atendidas 408 pessoas, 103 delas com ferimentos causados por brigas e 74 com intoxicação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.