i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
minas

Samarco retira funcionários de barragem após deslizamento de rejeitos

    • Agência O Globo
    • 27/01/2016 16:23
     | Antonio Cruz/ Agência Brasil/Fotos Públicas
    | Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil/Fotos Públicas

    A mineradora Samarco informou nesta quarta-feira (27) que houve uma movimentação de parte da massa residual da Barragem de Fundão devido às chuvas das últimas semanas” em Mariana, em Minas Gerais. De acordo com a empresa, um alerta foi dado aos funcionários da empresa, que foram retirados do local. A barragem de Fundão rompeu em novembro do ano passado e provocou uma enxurrada de lama que destruiu o distrito de Bento Rodrigues e deixou 17 mortos e dois desaparecidos.

    A empresa informou ainda que “não houve novo vazamento”, e que os rejeitos continuam dentro do complexo de barragens, apesar do deslizamento. Segundo a mineradora, todos os procedimentos de emergência para o caso foram adotados de forma correta. Ressaltou ainda que não foi preciso o uso de sirenes para alertar a população, já que o deslocamento ocorreu apenas no local das barragens.

    A assessoria da Defesa Civil disse que a informação de que houve um desprendimento de massa interna na barragem de Fundão é da própria Samarco. Nenhuma equipe do órgão foi enviada ao local, e os procedimentos adotados foram uma decisão da própria empresa.

    Procurada, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Mariana afirmou por volta das 16h que não tinha sido comunicada do ocorrido.

    Leia a íntegra da nota da Samarco:

    “A Samarco informa que ocorreu, na tarde de hoje, 27 de janeiro, uma movimentação de parte da massa residual da Barragem de Fundão devido as chuvas das últimas semanas.

    De forma preventiva e seguindo seu Plano de Emergência, os empregados, que atuam próximo à área afetada, foram orientados a deixar o local.

    Não houve a necessidade de acionamento de sirene por parte da empresa. As defesas civis de Mariana e Barra Longa foram devidamente informadas.

    Ressaltamos que o volume deslocado permanece entre a barragem de Fundão e Santarém, dentro das áreas da Samarco. A Samarco reafirma que as estruturas das barragens de Germano e Santarém permanecem estáveis com base no continuo monitoramento”.

    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.