Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Peixes mortos

Secretário quer evitar pesca predatória no Paraná

Secretário responsabiliza os pescadores de camarão pela morte de cerca de 4,5 toneladas de peixes que apareceram no Litoral - desde o início do ano

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Rasca Rodrigues, responsabilizou os pescadores de camarão pela morte de cerca de quatro toneladas e meia de peixes que apareceram no Litoral do Paraná - desde o início do ano.

Rasca anunciou ainda que a secretaria está estudando uma mudança na legislação estadual para inibir esse tipo de pesca predatória e punir os responsáveis. "Uma das alternativas seria proibir o anti-arrasto. Que consiste em descer uma rede até o fundo do mar e, contra a maré, ir tragando tudo que vê pela frente", explica. "Deve haver multas também para quem for flagrado fazendo esse tipo de pesca", completou.

Segundo Rasca, esse tipo de pesca foi a responsável pelo aparecimento de mais de quatro toneladas de peixes mortos. "Esse fim de semana eu acompanhei as fiscalizações pelo mar e pelo ar. Não encontramos nenhum barco e nenhum peixe morto", contou.

A fiscalização, explica Rasca, conta com quatro barcos - sendo dois da Polícia Federal (PF) -, e um helicóptero. A mudança na lei, explica Rasca, permitirá responsabilizar os "assassinos". "Estamos tendo que estudar uma mudança porque a situação é nova para gente", concluiu. O secretário espera que até o fim desta semana já seja anunciada a alteração na legislação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.