Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Balanço

Seed diz que greve teve adesão de 60%; APP calcula 80%

Secretaria Estadual de Educação anunciou que vai descontar no salário os dias parados dos servidores em greve. APP diz lamentar postura do estado

Professores estão mobilizados em frente ao prédio da Assembleia Legislativa: nova greve tem relação com  votação de projeto de lei que muda regras da previdência. | Brunno Covello/Gazeta do Povo
Professores estão mobilizados em frente ao prédio da Assembleia Legislativa: nova greve tem relação com votação de projeto de lei que muda regras da previdência. (Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo)

A Secretaria Estadual de Educação (Seed) informou nesta segunda-feira (27) que 60% dos servidores da educação no Paraná aderiram à retomada da greve. A APP sindicato, que representa os funcionários e professores das escolas estaduais contesta o número e calcula que a adesão seja de 80%. O Paraná tem cerca de 70 mil professores e mais de 20 mil funcionários, além de mais de 1 milhão de alunos.

No mesmo comunicado, a Seed diz que vai começar a descontar os dias parados dos professores que aderiram ao movimento. “Os Núcleos Regionais de Educação estão orientados a repassar à Secretaria de Estado da Educação a relação completa dos profissionais que aderiram à greve”, diz o documento. O informe traz ainda a informação de que o acordo com os professores, firmado em março, teria sido cumprido integralmente.

A nota defende que o projeto de alterações no Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Paraná foi amplamente discutido nos últimos 50 dias. Segundo o governo, não há mais o que possa ser dito contra a proposta. O documento traz a defesa do argumento de que o governo estadual quer proteger o sistema previdenciário e equilibrar o caixa do estado.

APP Sindicato

A professora Marlei Fernandes, uma das diretoras da APP Sindicato, lamentou a medida tomada pelo estado. “O governo deveria abrir o diálogo com os educadores, e não ser novamente unilateral. Não concordamos com isso, vamos recorrer, vamos às últimas consequências para defender a nossa categoria.”

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.