• Carregando...

A Secretaria de Estado da Educação, Seed, informou que o impacto na folha de pagamento para a equiparação salarial seria de R$ 630 milhões em 12 meses. A informação foi divulgada numa reunião com a Seed e representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Estado do Paraná, APP-Sindicato, na tarde de segunda-feira (21) para discutir a pauta de reivindicações da categoria. Os professores do Processo Seletivo Simplificado (PSS) estão trabalhando há um mês e meio sem salário. A categoria pediu para a Secretaria de Educação uma nova folha de pagamento complementar. Segundo informações da Seed, parte dos salários deve sair nos próximos dias, e não somente no final do mês de abril, como foi divulgado anteriormente.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, Dieese, e APP-Sindicato, o impacto da equiparação salarial seria de 4% e que o valor não conseguiria ser absorvido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Para não comprometer a LRF, o Dieese e a APP-Sindicato informaram que seria preciso estudar novos caminhos e alternativas.

Os dois órgãos também apontaram que as despesas correntes em educação no estado sofreram redução de 11%, se comparados com os dois primeiros meses do ano anterior e cobra do estado a divulgação da receita do primeiro semestre de 2011. A Seed informou que os dados sobre a receita devem ser apresentados ainda nesta semana.

A APP informou que a categoria está insatisfeita quanto ao pagamento do PSS. Até esta quarta semana de março foram pagos R$ 16 mil contratos. A Seed disse que o pagamento será retroativo para todos os contratos.

Manifestação

Nesta segunda-feira, cerca de 30 alunos e professores protestaram em frente à Assembleia Legislativa, contra a superlotação de alunos nas salas de aula, que chegaram a ultrapassar 60 estudantes em uma escola em Colombo, na região metropolitana.

Sobre a manifestação, a Seed comentou que "espanta o fato de estudantes do 1° ano do ensino médio estarem em frente à Assembleia Legislativa sem autorização dos pais". A secretaria afirmou que está estudando em cima da resolução que prevê que o limite de alunos por turma não deve ultrapassar 40.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]