Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Emenda antinepotismo

Segunda votação sobre nepotismo deve ser nesta terça

"Aumento do salário mínimo será votado, mas antes vou consultar segmentos da sociedade", diz Hermas Brandão

O presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, deputado Hermas Brandão (PSDB), afirmou na manhã desta segunda-feira que espera colocar na pauta de amanhã (terça-feira) a segunda votação sobre a proposta de emenda constitucional (PEC) que proíbe o nepotismo no estado. A incerteza do presidente da casa é em virtude da possível falta de quorum para a discussão.

"Como esta semana é mais curta (feriado de sexta-feira Santa) hoje à tarde eu vou 'sentir' se haverá quorum para colocar na pauta a segunda votação sobre o fim do nepotismo. Se perceber que não terá o número suficiente (33 votos a favor) para aprovar imediatamente a proposta, devo colocar em pauta só na semana que vem", disse Brandão. "A Elza Correia (PMDB), por exemplo, está afastada fazendo exames de rotina em Londrina. É mais uma que estará ausente", completou.

Para o presidente da Casa, é preciso que no mínimo estejam 45 deputados para aprovar a emenda. Na primeira discussão, estiveram presentes 40 parlamentares e todos votaram a favor.

Salário mínimo

Sobre a votação do reajuste do salário mínimo estadual para R$ 437, Hermas Brandão disse que ainda não há previsão para entrar na pauta e que na semana que vem vai começar a ouvir segmentos da sociedade sobre o assunto. "Haverá a votação, mas antes vou conversar com a Central Única dos Trabalhadores(CUT), as Forças Sindicais, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), as Associações Comercias, entre outros, para depois colocar em discussão", disse.

Para o deputado, o novo salário vai aumentar o desemprego e a informalidade. "Por causa da crise no campo, a pior em 50 anos, já tem trabalhador pedindo aos patrões que reduzam os salários, com medo de demissão", conta.

"Eu ainda não tenho uma posição definida. E muitos parlamentares na mídia dizem que são a favor, mas mandam correspondências internas se posicionando contra", conclui Brandão.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.