Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Temporal

Sem dinheiro, prefeitura de Piraquara deixa famílias na mão

Município alega não ter recursos para ajudar famílias atingidas pelo granizo

Passadas mais de três semanas, os moradores do bairro Guarituba, em Piraquara, ainda sofrem os efeitos do temporal de granizo que danificou cerca de 6 mil casas no dia 28 de março. "Estou dormindo no banheiro pois o resto da casa está com buracos enormes no telhado", relata o mecânico Garcia Alves dos Santos, morador da Vila Nova.

O município da região metropolitana de Curitiba chegou a decretar estado de emergência na ocasião, mas a prefeitura local alega não ter mais recursos disponíveis para ajudar a todas as famílias prejudicadas pela chuva.

"Não estávamos preparados para isso e fomos até onde deu para ir. Agora buscamos formas de administrar o problema", afirma o prefeito Gabriel Samaha, cuja cidade tem 75% de seu território preservado por leis ambientais e a menor arrecadação anual da redondeza - R$ 38 milhões. Das 6 mil famílias atingidas, apenas metade recebeu doações da prefeitura. "Oferecemos 25 mil telhas e mil cestas básicas. A Defesa Civil Estadual ajudou com mais 5 mil telhas. Não foi suficiente, sabemos, mas não temos mais recursos disponíveis", diz.

Segundo Samaha, o estado de emergência não permite um grande apoio do governo estadual ou federal.

Leia matéria completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo (conteúdo fechado para não-assinantes)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.