• Carregando...

Depois de provas, aulas, palestras e muito exercício, chega a hora de ver a primeira grande reportagem nas páginas do jornal. A partir desta segunda-feira e até sábado, a Gazeta do Povo publica uma série de seis reportagens produzidas por alunos do Programa Talento Jorna­­­lismo, do Grupo Paranaense de Comu­­­­nicação (GRPCom), que tem como objetivo treinar e preparar profissionais que buscam uma vaga no maior grupo de comunicação do estado.

Cada reportagem será publicada em uma editoria do jornal: Vida e Cidadania, Vida Pública, Eco­­­nomia, Mundo, Esportes e Caderno G. A série começa em Vida e Cidadania com uma matéria apurada e escrita por Anna Carolina Azevedo e Rafael Costa, que conta histórias de quem optou por consumir alimentos orgânicos.

Formação humanista

O treinamento é fruto de um trabalho de aprimoramento profissional que começou em 1998, quando a TV Paranaense criou o primeiro programa do grupo. Em 2004, a Gazeta do Povo instituiu o seu Banco de Talentos, que selecionava os candidatos a repórter a partir de uma prova escrita. No ano seguinte, o jornal criou seu próprio programa de trainee.

Em 2009, o grupo unificou o Banco de Talentos e os dois programas e, hoje, quem deseja participar do treinamento ou se candidatar a uma vaga nos veículos faz a mesma prova. A partir de então, o curso ganhou fôlego e, além de aulas sobre técnicas jornalísticas, também oferece palestras em áreas como Filosofia, Geopolítica e Literatura. "A edição deste ano é um ponto alto nesta trajetória", afirma a editora-executiva da Gazeta do Povo Marisa Valério, uma das coordenadoras do curso.

A diretora de Jornalismo da Gazeta do Povo, Maria Sandra Gonçalves, explica a mudança de perfil do curso em 2011: "Mais do que o conhecimento técnico, que o dia a dia consegue proporcionar, o nosso objetivo é formar profissionais com visão cultural e humanista mais densa, ferramentas que nos permitem fazer um jornalismo com mais qualidade e mais próximo de quem nos lê".

Diversidade

Neste ano, segundo a coordenadora-geral do curso, Janine Plaça Araújo, o curso ganhou divulgação em todos os estados do Brasil, por meio de e-mail e visitas a universidades, o que resultou em mais de 1,1 mil candidatos inscritos. Entre os 37 selecionados, há gente de várias partes do país – do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul –, o que, para Janine, tornou o processo muito mais rico: característica da qual se beneficiam os participantes e o GRPCom como um todo.

Serviço:

Confira mais sobre o Programa Talento Jorna­­lismo no site http://talentojornalismo.grpcom.com.br/

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]