• Carregando...

Os servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Paraná estão em greve há dez dias. Os servidores do Ibama em todo país pedem a revogação da Medida Provisória 366/07, que estabelece a divisão do órgão e a criação do Instituto Chico Mendes para responder pelas 288 unidades de conservação ambiental do país.

A categoria está dando prioridade a atividades internas e atendendo somente casos emergenciais. "Não estamos deixando, por exemplo, de colocar as anilhas nas aves, senão elas acabam crescendo muito e as anilhas não cabem", explica a analista ambiental Guadalupe Vivekananda, responsável pela Associação dos Funcionários do Ibama no Paraná (Asibamapar). Anilhas são argolas metálicas que são presas nas patas de alguns animais e servem para identificá-los.

Atulamente, há 150 servidores do Ibama no Paraná, distribuídos em 11 cidades: Curitiba, Paranaguá, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, União da Vitória, Paranavaí, Loanda, Francisco Beltrão, Guaraqueçaba e Ponta Grossa. Nesta quarta-feira (23), a categoria também participa da Jornada de Luta, que acontece nacionalmente. No Paraná, centrais sindicais, movimentos sociais, associações e trabalhadores estão reunidos em Curitiba.

No último dia 9, cerca de 500 servidores fizeram manifestação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, contra a Medida Provisória 366/07, que estabelece a divisão do órgão e a criação do Instituto Chico Mendes.

Incra

Os funcionários do Incra de cerca de dez superintendências do país também estão em greve. No Paraná, por enquanto, não há adesão ao movimento. Uma assembléia esta semana deve definir sobre o ingresso ou não dos 150 funcionários do Incra no estado no movimento. Segundo a assessoria de imprensa do Incra, o encontro deve ser na quinta (24) ou sexta-feira (25). O Incra tem sede em Curitiba e mais duas unidades avançadas, uma em Francisco Beltrão e outra em Cascavel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]