• Carregando...

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) informou que estão em tramitação três processos para compra de armamentos novos para as polícias Civil e Militar do Paraná. Segundo a pasta, serão investidos R$ 4 milhões na aquisição de mais de mil novas armas, entre as quais, metralhadoras portáteis calibre 9 milímetros, espingardas calibre 12, fuzis e pistolas Glock – importadas; hoje as policiais estaduais usam a marca Taurus.

A Sesp disse que considera “como uma atitude positiva” a aquisição de armas por meio dos Consegs, mas desta que “dentro da realidade de todo o Paraná, são atitudes isoladas”. A Secretaria acrescenta ainda que a pasta “não está se furtando a suas obrigações de fornecer equipamentos e armamentos necessários às polícias”.

Distribuição

A Secretaria apontou que os armamentos pesados, como os fuzis, só são repassados a policiais que já tenham passado por “treinamento específico e diferenciado”. Essas armas, explica a Sesp, são destinadas a equipar principalmente grupos especiais, como o Bope, o Cope e o Tigre.

A pasta aponta ainda que a distribuição dessas armas são feitas de acordo com o fator criminalidade. “Onde há maior incidência criminal e necessidade de reforçar o aparato – seja ele humano ou equipamentos – recebe mais recursos”, consta da nota. Como exemplo, a Sesp menciona Ivaiporã, que registrou um único homicídio em 2015 e dois roubos de veículos, e que não sofreu nenhuma explosão de caixas eletrônicos ou assalto a banco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]