• Carregando...
 | Pixabay/
| Foto: Pixabay/

A gripe pode até ter começado a se espalhar pelo país “antes do tempo”, mas são os períodos frios que facilitam a propagação de gripes e resfriados. Algumas atitudes bastante simples, porém, ajudam as pessoas a se protegerem. Confira quais são elas:

Tenha sempre hábitos saudáveis

Uma alta imunidade é o primeiro passo para evitar diversas doenças, inclusive gripes e resfriados. “Sabemos que a ingestão de frutas, sucos e líquidos em geral melhora a imunidade”, diz o infectologista do Hospital Pequeno Príncipe Victor Horácio de Souza Costa Júnior. Por isso, é importante ter uma alimentação saudável e manter-se hidratado, além de praticar exercícios físicos e ter um sono tranquilo.

Vacine-se

Quem ainda tiver oportunidade, deve se vacinar contra a gripe. A vacina protege contra três ou quatro tipos de gripe, inclusive a H1N1, identificados como os “principais circulantes” pela Organização Mundial da Saúde. Apesar do fim da campanha nacional de vacinação nesta sexta-feira (20), o governo estadual informou que pessoas que integram os grupos prioritários poderão tomar a vacina na próxima semana.

Mantenha as mãos limpas

A atitude é simples, mas é considerada a mais importante no que diz respeito à prevenção de gripes e resfriados, de acordo com a infectologista do Hospital Marcelino Champagnat Viviane Dias. “Antes de tocar as mucosas (boca, nariz e olhos), é importante ter certeza que você está com as mãos limpas para evitar a transmissão de qualquer vírus de outras pessoas ou do ambiente para você”, diz a médica. A lavagem das mãos deve ser feita com água e sabão antes de tocar o rosto ou das refeições, e após ir ao banheiro ou chegar em casa da rua.

Use álcool gel

Na falta de água e sabão, a limpeza das mãos pode ser feita com álcool gel, por isso os especialistas recomendam que as pessoas tenham sempre o produto por perto.

Crianças

Com as crianças os cuidados precisam ser redobrados, já que, segundo os especialistas, elas ficam bastante próximas, compartilham objetos e, dependendo da idade, levam muitos objetos à boca. Além de reforçar a importância da higiene das mãos e da etiqueta respiratória, é importante tomar algumas atitudes como propor que as crianças sejam incentivadas a levar garrafinhas de água para a escola, em vez de compartilharem o bebedouro.

Fique atento às regras de etiqueta respiratória

As regras são simples: cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar e fazê-lo, preferencialmente, com a dobra do cotovelo, evitando que os vírus se espalhem pelo ambiente. “Se precisar cobrir com a mãos, é preciso lavá-las imediatamente após a tosse ou espirro”, recomenda Viviane. Assim, os vírus também não são depositados em outras superfícies pelas mãos.

Não compartilhe objetos de uso pessoal

Copos, talheres e outros objetos que terão contato com as mucosas não devem ser compartilhados. Ao tomar água do copo de alguém que está com o vírus, você estará se expondo a ele.

Mantenha os ambientes arejados

Mesmo que esteja frio ou chovendo, é importante deixar pelo menos algumas frestas abertas nas janelas para permitir que o ar circule, fazendo com que os vírus - caso estejam presentes ali - também circulem, em vez de ficarem acumulados em um único lugar. Segundo o infectologista do Hospital Pequeno Príncipe, o ideal é evitar ambientes com aglomeração de pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]