Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estacionamento

Shoppings querem derrubar lei na Justiça

Apesar de estar em vigor há 16 dias, a lei que regulamenta a cobrança de estacionamento nos shopping centers do Paraná ainda causa polêmica. A lei estadual número 15.131 dá gratuidade aos clientes que permanecerem por até 20 minutos nas dependências dos shoppings e também para os que comprovarem ter consumido dez vezes o valor da taxa de estacionamento e ficarem no local por até duas horas. A comprovação deve ser feita com a apresentação de nota fiscal.

Os shoppings de Curitiba estudam entrar com uma ação na Justiça e defendem que a lei é inconstitucional, segundo o superintendente do Shopping Estação, Marco Aurélio Jardim. "A lei é uma ingerência do Estado na iniciativa privada e fere o direito de propriedade", diz. Jardim ainda reclama que o setor não foi sequer consultado sobre o assunto.

Um dos autores da lei, o deputado estadual Augustinho Zucchi (PDT), defende que os shoppings devem prestar um serviço ao seus clientes. "Não é justo para os que vão comprar ter de pagar estacionamento", argumenta. Segundo uma enquete feita pela Gazeta do Povo Online, 85% dos internautas são favoráveis à isenção da taxa.

O Procon-PR, órgão de defesa do consumidor no estado, orienta que a população denuncie os shoppings que fizerem a cobrança indevida. A denúncia pode ser feita pelo telefone 0800-411512 ou no site www.pr.gov.br/proconpr.

Interatividade:

Você concorda com a lei que prevê que os consumidores sejam dispensados da cobrança por um tempo máximo de duas horas, desde que tenham consumido dentro do estabelecimento?

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.