Apenas um consórcio apresentou proposta para operar o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que será responsável por organizar o trânsito no Anel Viário de Curitiba. Os envelopes dos concorrentes foram abertos ontem. A seleção é para contratar a responsável por prestar os serviços de execução da implantação do sistema.
Único proponente, o consórcio formado pelas empresas Dataprom, Iessa e Indra ofereceu os serviços por um preço abaixo do máximo estipulado, que é de R$ 40.121.232,98. A Urbanização de Curitiba (Urbs), que recebeu a proposta, está analisando os documentos e não há previsão de quando será homologado o vencedor da licitação.
Caso o consórcio seja contratado, ele terá de comprar os equipamentos para a implantação do sistema, como câmeras de monitoramento de tráfego, painéis de mensagens variáveis e semáforos adaptativos.
Circuito fechado
O sistema conta com um circuito fechado de televisão que vai monitorar o transporte em tempo real. As imagens das câmeras instaladas em pontos estratégicos, espalhadas ao longo dos 25 quilômetros de ruas que integram o SIM, serão enviadas para a Central de Controle Operacional (CCO). No local, técnicos em trânsito e transporte fazem o comando de operações on-line.
O fluxo de veículos nos cruzamentos é que vai determinar a sinalização dos semáforos. Os equipamentos adaptativos devem evitar que motoristas fiquem parados enquanto não há carros vindo pela rua transversal. Esse sistema tem controladores semafóricos inteligentes, detectores veiculares e uma rede de comunicação. Ainda está previsto o uso de painéis de mensagens variáveis, que serão usados em locais onde o fluxo pode ser modificado ou interrompido, como nas proximidades de estádios de futebol e nas avenidas das Torres e Cândido de Abreu.
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