• Carregando...

Flocos de gelo em Ponta Grossa

Você viu ou fotografou os flocos de gelo que caíram em Ponta Grossa? Envie sua foto e seu relato, com o nome completo e o local onde foi feito o registro, para o e-mail pautagpol@gazetadopovo.com.br .

Ao enviar fotos ou vídeos, você concede à Editora Gazeta do Povo S.A, com sede na Rua Pedro Ivo, 459, Centro, Curitiba, Paraná, Brasil, inscrita no CNPJ 76.530.047/0001-29, o direito de publicar o material a título de divulgação. Participe!

O Instituto Tecnológico Simepar recebeu mensagens de moradores de Ponta Grossa que contaram ter visto uma precipitação de pequenos flocos de gelo, por volta das 5 horas desta quinta-feira (5). Apesar dos relatos, o instituto não recebeu nenhum registro, em foto ou vídeo, do fenômeno.

O Simepar usa o conceito da Sociedade Americana de Meteorologia para definir o que é neve granular, que seria compatível com a descrição recebida dos flocos de gelo. De acordo com a definição, esses flocos seriam partículas muito pequenas e opacas de gelo, o equivalente a uma forma sólida de chuvisco. Elas são parecidas com pelotas de gelo na parte externa, mas têm diâmetro inferior a um milímetro. A neve granular pode cair em pequenas quantidades e tem origem em nuvens baixas e até em nevoeiros.

O fenômeno não é tão comum no Paraná quanto nos outros estados do Sul do país, por causa da intensidade do frio. No horário, a estação meteorológica do Simepar registrou a temperatura mínima de 7,1° C. Com base em simulações numéricas e levando em consideração as temperaturas e as condições atmosféricas, o instituto afirma que havia a possibilidade de ocorrer a condensação do vapor d'água e a formação de gelo. Imagens de satélite e dados registrados nos pluviômetros indicam que, no horário, havia nuvens baixas, com nevoeiros e chuviscos, que configuram as condições ideais para a formação de neve granular.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]